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18/06/2014 10:23

Open do Top Kart Brasil, decisão do Sul-Brasileiro começa amanhã no Beto Carrero. Reunião decidirá sobre 2015

Fonte: Portal Kart Motor - Erno Drehmer



E o Sul-Brasileiro, que em 2014 completa 17 anos, começa nesta quinta-feira a sua decisão da temporada, no Kartódromo Beto Carrero, em Penha (SC). A última das três etapas terá uma programação atípica e diferente, já que será realizada em dois dias, ficando as provas e a festa dos campeões para a sexta-feira.

Até o momento quase 40 pilotos já encaminharam sua inscrição para a decisão, que terá a chegada de três categorias, presentes apenas nesta última etapa, a Shifter, F4 Preparada e Tag. E este número deverá ter sensível aumento durante esta quarta e quinta-feira, com as inscrições acontecendo diretamente na secretaria de prova.

Com 44 pontos em disputa nas duas baterias da programação - a pontuação nesta rodada será dobrada - o título está em aberto em todas as categorias. Após duas etapas e quatro baterias os líderes no Sul-Brasileiro são Enzo Marins (Mirim), Pedro Aizza (Cadete), Gustavo Jorge e Edgar Bueno Neto (Júnior Menor), Pedro Marques (Júnior), Guilherme Lioi (Novatos), Jonathan Louis (Graduados), Vinícius Simão (Sênior B), Eduardo Souza (Sênior A), Doglas Pierosan (Super Sênior) e Felipe Bronovski (F4).

Outro motivo para uma boa quantidade de pilotos no Beto Carrero, na decisão do Sul-Brasileiro, é que este será o último evento antes da 2ª etapa do Top Kart Brasil, o GP Santa Catarina. Também de caráter nacional, o Top deverá reunir um bom número de inscritos daqui a duas semanas e está igualmente em fase de decisão, o que faz do Sul-Brasileiro uma espécie de "open".

Edição 2015
Na sexta-feira, dia 20, os presidentes das três federações responsáveis pelo Sul-Brasileiro, Carlos de Deus (Gaúcha), Almir Petris (Catarinense) e Rubens Gatti (Paranaense), bem como seus diretores de kart, se reunirão para decidir como será formatada a 18ª edição da competição, em 2015.

O Sul-Brasileiro passou, nesta temporada, por uma crise e teve uma redução bastante drástica em seu número de inscritos, contrastando enormemente com os dois últimos anos, por exemplo, quando bateu recordes de competidores.

A expectativa é que nesta reunião sejam definidos novos rumos e incentivos ao Sul-Brasileiro, que estreou em 1998 e teve a participação de grandes nomes do kartismo brasileiro, firmando-se como um dos principais campeonatos no país, com a presença das principais equipes.

  • 18/06/2014 11:27 Gilberto Vargas

    Muitos pilotos de nossa categoria (júnior menor) desistiram de participar devido ao sorteio dos motores, não pelo sorteio em sim, mas pela falta de lacres adequados e pela falta de equalização dos motores que fazem com que o resultado dependa mais da sorte no sorteio do que do desempenho do piloto em si. Para pilotos de ponta, como é o caso em nossa categoria, um décimo faz a diferença. Ninguém vai investir em uma competição sabendo que esta não vai ser justa. É melhor ficar fora e esta tem sido a opinião de muitos. Enquanto isto o light, também como motores soteados, está "bombando" e crescendo cada vez mais. Porque será? Simples, o motores são tão equalizados que os 10 primeiros da tomada ficam praticamente nos mesmo décimo! E desta forma o grid só aumenta! Não podemos subestimar a inteligência dos pilotos, pais e equipes. Pense nisto, ouçam os preparadores, pais e pilotos e terão um ótimo sulbrasileiro em 2015. E também definam o calendário com uma antecedência respeitosa aos pilotos e equipes, sem colidir com a provas nacionais e de São Paulo, e não fiquem mudando as datas depois de divulgadas!