Encerrada a 14ª edição do Campeonato Sul-Brasileiro, já está publicada a pontuação final da competição, que este ano teve o domínio dos pilotos paranaenses, campeões em sete categorias.
Aliás, em 14 anos de Sul-Brasileiro, o domínio do Paraná é notório e seus pilotos conquistaram 45% dos títulos em disputa. Ao todo, os pilotos paranaenses venceram o Sul-Brasileiro 57 vezes, praticamente o triplo do segundo colocado, o Rio Grande do Sul, que venceu 21 vezes. Santa Catarina vem em terceiro, com 19.
O Sul-Brasileiro teve a presença de pilotos estrangeiros em sua história e o paraguaio Carlos Lopes foi campeão em 2001 pela Júnior, mesmo ano em que conquistou também o Brasileiro.
Veja a lista de títulos conquistados por Estado:
Paraná – 57
Rio Grande do Sul – 21
Santa Catarina – 19
São Paulo – 12
Tocantins – 6
Distrito Federal e Rio de Janeiro – 2
Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás e Paraguai – 1
Com tantos títulos em disputa nestes 14 anos, é natural que alguns pilotos tenham se destacado dos demais. É o caso de Alessandro Xavier, Felipe Fraga e Pedro Bianchini, os maiores vencedores da história do Sul-Brasileiro, com quatro títulos. Na lista de campeões constam nomes como Lico Kaesemodel, Átila Abreu, Júlio Campos, Rafael Suzuki, César Ramos, Alan Hellmeister, Pietro Fantin e José Córdova, pilotos de destaque em categorias nacionais e internacionais do automobilismo.
Veja quem mais venceu:
Alessandro Xavier (PR) – 4
Felipe Fraga (TO) – 4
Pedro Bianchini (PR) – 4
André Napoli (PR) – 3
Gustavo Myasava (PR) – 3
Leonardo de Souza (PR) – 3
Lico Kaesemodel (PR) – 3