Piloto da Shifter Kart, Raphael Raucci (Refrigerantes Dolly/ ULV/ KartZoom) disputou nos dias 27 e 28/03 em Farroupilha (RS) a primeira etapa do Campeonato Sul-Brasileiro de Kart pela categoria Graduados, com grande desempenho nas duas corridas da etapa.
Habituado às corridas da categoria Shifter Kart que disputa desde a temporada de 2009, com seus bólidos impulsionados por potentes motores italianos TM K9C, de 125cc e cerca de 40hp de potencia e, também, equipados com freio a disco duplo na dianteira, esta está sendo uma temporada de desafios para o piloto, que resolveu encarar uma verdadeira “jornada dupla” ao disputar ao mesmo tempo as provas dos certames nacionais da categoria Graduados, top do kartismo nacional.
Após boa estréia na Graduados no GP Brasil de Kart RBC disputado no novíssimo Kartódromo RBC Racing, em Vespasiano (MG), Raphael Raucci partiu para etapa de abertura do Campeonato Sul-Brasileiro de Kart. Durante os treinos livres oficiais Raucci tratou de encontrar os melhores ajustes no micromonoposto e, ainda, aprender rapidamente os segredos do técnico e veloz circuito gaúcho, já que esta era sua primeira participação no circuito de Farroupilha. A cada treino o desempenho melhorava sensivelmente e permitia a expectativa de estabelecer uma marca entre o “top five” da categoria na tomada de tempos classificatórios.
Na pratica classificatória da Graduados, realizada na manhã do sábado 27/04, o desempenho do piloto da equipe Refrigerantes Dolly/ ULV/ KartZoom foi excelente, mas uma pequena falha na carburação de seu kart não lhe permitiu conquistar mais que a oitava posição da grelha da primeira das duas baterias da etapa. Todavia, ficava a certeza que, sanada a pequena falha, as chances de estar entre os primeiros ao final da corrida eram reais.
Na parte da tarde, autorizada a largada da primeira bateria da classe Graduados, a fama de excelente “largador” de Raphael Raucci foi confirmada para o publico gaúcho. Antes da tomada da primeira curva do circuito Raucci já era o sétimo e na pequena reta que liga à segunda variante pulou para a sexta colocação, em que fechou a primeira passagem da corrida. André Pedralli e Felipe Donato faziam dura batalha pela quarta posição, com Raucci “na cola” e buscando espaço para tentar conquistar ambas as posições. Todavia, na entrada do “Curvão” ao final da reta central, os bólidos de Donato e Pedralli se tocaram. Sem espaço para frear e tentando evitar um iminente acidente com o verdadeiro obstáculo formado pelos dois concorrentes “enroscados”, Raphael desviou rapidamente para a direita, saindo pelo gramado lateral. Embora evitando o acidente, a manobra foi fatal para as pretensões de corrida do kartista paulista, que acabou rodando na escorregadia grama e vendo o compacto pelotão abrir grande vantagem antes de conseguir retornar à pista. Sem possibilidade de combates, Raphael Raucci completou a corrida na nona colocação final.
Na manhã seguinte (domingo 28/04) o piso molhado do circuito era motivo de preocupação, porém mais uma nova largada em grade estilo e ao final da primeira volta Raphael já era o sétimo colocado. Na volta seguinte era o sexto e mais duas passagens já ocupava a quinta colocação, em ritmo de corrida verdadeiramente alucinante.
Após algumas voltas de belíssimo combate com Sabrina Kuronuma e Marcos Wormsbecker, Raucci firmou-se na quarta colocação e tirando, a cada volta, muita diferença do experientíssimo gaúcho Dudu Dieter, que ocupava a terceira colocação. Raphael colocou Dieter na “alça de mira”, mas ao chegar ao final da reta central na freada do traiçoeiro e escorregadio “Curvão”, Raphael não conseguiu manter a trajetória, mais uma vez escapando pelo gramado lateral. Diferentemente do dia anterior Raphael Raucci conseguiu dominar a “barata” e voltar rapidamente à pista, porém já com boa desvantagem.
Com a faca nos dentes, nas poucas voltas restantes, Raphael Raucci pulverizou os cronômetros, impondo um forte ritmo em seu kart e voltando a aproximar-se do kart de Dudu Dieter, o terceiro colocado. Mas era tarde para tentar a ultrapassagem e Raphael Raucci (Refrigerantes Dolly/ ULV/ KartZoom) divisou a bandeira a quadros na mesma quarta colocação final.
“A quinta colocação na rodada foi um bom resultado final e mostra a evolução do ‘Rapha’ na Graduados, já que esta é sua segunda participação em meio aos feras da categoria. Mas também é certo lembrarmos que esse resultado não traduz com exatidão o que aconteceu na pista. O Raphael brilhou, chamando a atenção do publico e das outras equipes que não o conheciam por ser mais um ‘Dolly’ velocíssimo. Não fossem as duas escapadas de pista ele estaria, certamente, entre os três primeiros desta etapa”, detalhou o experiente preparador Vitor Chiarella, chefe da competente equipe KartZoom.
O próximo compromisso desportivo de Raphael Raucci será no dia 17 de abril, quando disputará pela categoria Shifter Kart Junior a segunda rodada da Copa São Paulo de Kart Granja Viana, em São Paulo.