A estreia do gaúcho Rodrigo Kubiczewski (JPK Construções de Pré-Moldados | Mittag Competições | Techspeed) no 14º Campeonato Sul-Brasileiro de Kart no último final de semana (2 e 3 de abril) serviu também para que o piloto competisse pela primeira vez com os chassis da marca Techspeed, que tem colecionado vitórias nas categorias de base e nas de 125cc.
Kubiczewski, que compete na categoria Sênior A, teve o suporte da equipe Mittag Competições, que além de trabalhar no acerto do chassi, forneceu-lhe também a preparação do motor. Os primeiros treinos no Kartódromo Raceland, em Pinhais (PR), palco da prova, foram para amaciamento de motores e reconhecimento do traçado. “Há quatro anos que eu não andava no Raceland”, segredou Kubiczewski. “Além disso, era meu primeiro contato com o chassi Techspeed”, emendou.
Mais familiarizado com o equipamento, Rodrigo e a Mittag começaram a trabalhar mais a parte de motor e carburação na sexta-feira, buscando definir o conjunto que seria utilizado nas provas. Com o andamento dos trabalhos, chegou o sábado, dia em que seria definido o grid de largada e disputada a primeira bateria. “Eu fiz o 3º tempo no aquecimento do sábado pela manhã e ficamos muito otimistas para a tomada de tempos”, lembra Kubiczewski.
Ainda sem o melhor acerto para seu chassi Techspeed – “ainda não tínhamos conseguido o acerto ideal para os pneus novos, tudo isso em função de ser esta minha primeira corrida com o chassi” – Rodrigo fez o 4º tempo na tomada de tempos. No momento em que ia ser dada a largada para a 1ª bateria, um verdadeiro dilúvio caiu sobre o Raceland, “o que aumentou nosso desafio, já que eu nunca tinha andado naquela pista com piso molhado”, conta o piloto.
Rodrigo largou bem e ganhou posições, mas um piloto rodado à sua frente o obrigou a ir para a grama e seu motor “encheu” de água. Mesmo com o motor falhando, Rodrigo ainda terminou a corrida em 4º, com a terceira melhor volta da corrida. “Isso comprova que nosso equipamento, tanto na parte de motor como chassis, estavam muito bem acertados, pois mesmo com todas as complicações e sem ter dado um volta que seja no molhado antes da prova, ficamos a 5 décimos da melhor volta da prova”, aponta o piloto (JPK Construções de Pré-Moldados | Mittag Competições | Techspeed).
Com o motor cheio de “saúde” e um bom acerto do chassi, Rodrigo partiu para a 2ª bateria e rapidamente passou a atacar os ponteiros. Porém, um pequeno erro o fez escapar da pista e perder algumas posições. Mesmo assim, ele conseguiu retornar à disputa pelas primeiras colocações e passou a atacar o terceiro colocado. “Quando eu estava com meio kart na frente dele, ele acabou me tocando e ambos saímos da pista. Foi uma pena, porque eu estava realmente muito rápido na 2ª bateria e o 3º lugar seria o mínimo que eu merecia. Mas são coisas de corrida”, lamenta o piloto.
O trabalho de Rodrigo Kubiczewski e da Mittag Competições passa a ser focado agora na 2ª etapa do Sul-Brasileiro, que será disputada no Velopark (RS), de 28 de abril a 1º de maio. “Vamos fazer um bom trabalho de acerto do Techspeed e dos motores da Mittag, agora com mais calma, para conquistar minha primeira vitória com meu novo chassi”, garante Rodrigo Kubiczewski. “Quero recuperar os pontos que não conquistei em Curitiba para brigar pelo título na última etapa, em Santa Catarina. O importante desta primeira etapa é que estávamos rápidos e competitivos, o que mostra que vamos brigar sempre pela vitória”, emenda.
Rodrigo Kubiczewski agradece pelo empenho e dedicação de todos da Mittag competições, ao Neco e Rogerio da Techspeed, que estavam o tempo todo a seu lado no suporte ao chassi, e ao sempre muito companheiro, amigo e incentivador Jorge Kubiczewski, seu pai.