publicidade
04/02/2015 18:20

Sul-Brasileiro abre inscrições para sua 18ª edição. Campeonato começa no Beto Carrero

Fonte: Portal Kart Motor - Erno Drehmer



Com seu regulamento próximo da definição - mas já sabendo que seguirá as regras técnicas estabelecidas no RNK 2015 - o Campeonato Sul-Brasileiro comemora este ano sua maioridade. Criado em 1998, o evento completará 18 anos nesta temporada e abrirá suas disputas no final do mês, de 26 a 28 de fevereiro, no Kartódromo Beto Carrero, em Penha (SC).

Assim, está definida a participação das categorias Mirim, Cadete, Júnior Menor, Júnior, Novatos, Graduados, Sênior A, Sênior B, Super Sênior e F4 e a chegada de três divisões da Rotax e de duas divisões Tag. A F4, bem como a Mirim e a Cadete, participarão com motores sorteados.

A F4 será dividida internamente em Graduados (14 a 37 anos) e Sênior (acima de 38 anos), enquanto a Tag terá suas divisões Super Tag e Tag. Por fim, a Rotax, que faz sua estreia no Sul-Brasileiro terá a Mini Max (pilotos que completam 9 anos até 13 anos incompletos), Júnior Max (12 anos até 16 anos incompletos) e Max (15 anos e acima sem limite de idade).

As inscrições custarão R$ 250,00 para a Mirim e Cadete e R$ 800,00 para as demais e os pilotos deverão ainda adquirir o combustível necessário para a tomada de tempos e as duas baterias, cuja soma de pontos definirá o vencedor de cada etapa. Será necessário, ainda, adquirir um jogo de pneus slick, novos, na secretaria de prova.

A programação oficial da etapa de abertura será divulgada brevemente, mas já está definido que a quinta-feira (26) será dedicada aos treinos, enquanto que tomada de tempos e baterias serão realizadas na sexta-feira e no sábado. Para definição de seus campeões, o Sul-Brasileiro manterá o mesmo formato das edições anteriores, ou seja, três etapas duplas, com sua primeira metade valendo pontos simples e a outra metade com pontuação dobrada. De cada uma das duas metades - três baterias em cada - o pior resultado deverá ser descartado.

Durante todo o período do Carnaval o Kartódromo Beto Carrero estará aberto para treinos, das 8 às 16 horas, para quem quiser utilizar os feriados para se preparar para a competição.

Como é tradicional, o Portal Kart Motor criou uma página especial, onde estarão disponíveis os principais documentos relativos a esta rodada de abertura e onde também já é possível encaminhar sua inscrição antecipada.

  • 04/02/2015 20:37 Sérgio Guerra

    Contei umas 6 vezes mas me parece que são 17 categorias.
    Estão locos pois para dar um grid bom tera que ter mais de 170 karts na pista. tudo errado, por que isso? Só fautou ter uma categoria para gordo, outra para magro ou ate mesmo uma para vesgos.
    kkkkkkk

  • 05/02/2015 12:19 Gilberto Vargas

    Concordo com o Sérgio. A gente investe, gasta com viagem, estadia, alimentação, preparador/equipe, pneus, peças, combustível, inscrição... A conta não fica em menos de 8 mil reais... Com 17 categorias vai dar para treinar uns 10 minutos de manhã e mais 10 de tarde, e vai ser só... E só na quinta, pois na sexta já tem provas. É uma falta de respeito com os pilotos. Porisso que os grids estão diminuindo em algumas competições e aumentando em outras - nas sérias - que valorizam todos esforço que fazemos para estar na pista, como o Light e o Regional da Serra. Relamente, o Sulbrasileiro tem que ser repensado.

  • 05/02/2015 12:42 Sérgio Guerra

    E tem outra, para ver como nao sabem o que estao fazendo e fazem sem planejamento: a última etapa será no Velopark e certamente seria bom ter shifter, sudam junior e sudam pois seria um opem do brasileiro e estas categorias vamos ter no brasileiro.
    Portanto entaõ teremos mais 3 categorias ficando com 20 categorias.
    Ou pior que isto, nao tem as tres e portanto nao seria opem coisa nenhuma.
    Tenho ou nao tenho razao???

  • 05/02/2015 12:59 Erno Drehmer

    Olá Sérgio e Gilberto.
    Concordo que o Sul-Brasileiro precisa ser repensado, e muito. E será repensado, tenho certeza disto, sob pena de o campeonato morrer jovem, com apenas 18 anos. A etapa do Velopark terá, com certeza, a Shifter, e é o que se pode dizer agora, quando ainda faltam alguns meses para uma prova que será, principalmente, Open.
    Abraços a ambos e obrigado por suas opiniões, acredito que serão de grande utilidade.

  • 06/02/2015 12:02 Vicente Rando Neto

    Realmente tem que ser repensado.
    Espero que pelo menos nos treinos eles agrupem as categorias para poder ter mais tempo de treinar e ajustar o equipamento.