Depois de ter sido testado na Granja Viana (SP) e na categoria Sênior A na primeira etapa do Sul-Brasileiro, realizada no mês passado, em Caçador (SC), o silenciador - da marca Roma - será usado nas categorias Sênior A, Sênior B e Super Sênior na segunda etapa da competição, nos dias 16 e 17 deste mês, em Cascavel (PR).
Os resultados dos primeiros testes são considerados positivos. Os pilotos consideraram que o equipamento atendeu ao propósito de diminuir os ruídos. O catarinense Heuro Tortato, piloto da categoria Sênior A, destaca que do ponto de vista de diminuir o barulho, o equipamento atingiu o objetivo, mas tirou potencia do motor. “Diminuiu bem o barulho”, diz Heuro.
Já o paranaense Rafael Paiva destaca que os motores com silenciador ficaram mais lentos nas retomadas de velocidade. “Perdemos um pouco de velocidade nas retomadas de velocidades. Nos finais de reta praticamente volta ao normal. Mas isto é um problema que será igual para todos, não deve atrapalhar no nível das competições. Quanto ao barulho, achei interessante. Ficou mais suave”, acentua Rafael Paiva.
Brasil sai na frente
Rubens Gatti, presidente da CNK (Comissão Nacional de Kart) informa que diminuir a poluição sonora nas competições automobilísticas é uma preocupação da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e o Brasil sai na frente ao testar silenciadores no kart. “O Brasil tem boa consciência ecológica e estamos na vanguarda. No futuro, o silenciador será adotado para todas as categorias do kartismo nacional. A implantação acontecerá de acordo com os resultados que estamos obtendo no Sul-Brasileiro”, frisa Gatti.
Nota do Kart Motor
Infelizmente até o momento não nos foi possível disponibilizar informações importantes sobre a segunda etapa do Sul-Brasileiro, em Cascavel, tais como programação oficial, hotéis e regulamento particular.
Estamos aguardando que os organizadores da etapa paranaense enviem tais informações, já solicitadas anteriormente.