publicidade
11/06/2012 08:53

Sul-Brasileiro testará silenciador em três categorias em Cascavel. Programação ainda não foi divulgada

Fonte: Portal Kart Motor - Erno Drehmer


Foto: Orlei Silva

O silenciador


Depois de ter sido testado na Granja Viana (SP) e na categoria Sênior A na primeira etapa do Sul-Brasileiro, realizada no mês passado, em Caçador (SC), o silenciador - da marca Roma - será usado nas categorias Sênior A, Sênior B e Super Sênior na segunda etapa da competição, nos dias 16 e 17 deste mês, em Cascavel (PR).

Os resultados dos primeiros testes são considerados positivos. Os pilotos consideraram que o equipamento atendeu ao propósito de diminuir os ruídos. O catarinense Heuro Tortato, piloto da categoria Sênior A, destaca que do ponto de vista de diminuir o barulho, o equipamento atingiu o objetivo, mas tirou potencia do motor. “Diminuiu bem o barulho”, diz Heuro.

Já o paranaense Rafael Paiva destaca que os motores com silenciador ficaram mais lentos nas retomadas de velocidade. “Perdemos um pouco de velocidade nas retomadas de velocidades. Nos finais de reta praticamente volta ao normal. Mas isto é um problema que será igual para todos, não deve atrapalhar no nível das competições. Quanto ao barulho, achei interessante. Ficou mais suave”, acentua Rafael Paiva.

Brasil sai na frente
Rubens Gatti, presidente da CNK (Comissão Nacional de Kart) informa que diminuir a poluição sonora nas competições automobilísticas é uma preocupação da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e o Brasil sai na frente ao testar silenciadores no kart. “O Brasil tem boa consciência ecológica e estamos na vanguarda. No futuro, o silenciador será adotado para todas as categorias do kartismo nacional. A implantação acontecerá de acordo com os resultados que estamos obtendo no Sul-Brasileiro”, frisa Gatti.

Nota do Kart Motor
Infelizmente até o momento não nos foi possível disponibilizar informações importantes sobre a segunda etapa do Sul-Brasileiro, em Cascavel, tais como programação oficial, hotéis e regulamento particular.

Estamos aguardando que os organizadores da etapa paranaense enviem tais informações, já solicitadas anteriormente.

  • 11/06/2012 10:24 Marcelo

    estamos indo para Cascavel para testar os equipamentos para o campeonato brasileiro.Já temos muitas coisas para testar ,por isso sugiro que o silenciador seja testado nas categorias que não vão correr o brasileiro de Cascavel...Acho que seria mais sensato...

  • 11/06/2012 16:30 Jean

    Poxa vida, a gente foi a Cascavel e passou alguns escapes, aí na semana da prova é surpeendido por este tipo de modificação técnica.
    Será que não tem como programar as mudanças? Avisar os pilotos com antecedência?
    É muita falta de consideração para com os pilotos...

  • 11/06/2012 18:15 Rafael (dos Baians)

    Concordo plenamente com os pilotos que manifestou contra os testes em cima da hora. lembro ha vcs quem manda aqui e dita as regras não é quem paga para andar nos eventos.Então vamos lá... não conheço de perto ainda.irei conhecer nessa etapa do sul brasileiro. fazendo uma analise rapida por foto postada, me parece que ficou uma bosta para quem vai empurrar os karts e o pescoço de piloto vai tomar um calorzinho ha mais. Então vamos trabalhar.....

  • 11/06/2012 19:59 Lucas

    Que coisa sem noção, os pilotos deveriam boicotar e não aceitar essas arbitrariedade,isso é só para "alguém" vender esse equipamento ganhar nas costas dos trouxas e ponto final.

  • 11/06/2012 22:53 Veber

    Amigos, esses silenciosos ja deveriam estar obrigados, fica melhor acompanhar as provas, e no final fica igual pra todos

  • 12/06/2012 14:56 Douglas

    Acho que perde a graça com este silenciador, vejam se a formula 1, stock car ou qualquer outra categoria de ponta é silenciosa, não. Quem quer silêncio que fique em casa.

  • 12/06/2012 20:25 Marcelo

    Veberlay,não tenho opinião formada se é bom ou ruim ,mas só não concordo utilizar isso em um open de brasileiro onde estamos indo testar equipamentos que utilizaremos...

  • 13/06/2012 09:05 Erno Drehmer - Site Kart Motor

    Marcelo.
    Procuro sempre olhar as coisas com bom senso, por isso me permita discordar um pouco do seu pensamento.
    1 - A prova não nasceu como open, é uma etapa do Sul-Brasileiro, um campeonato importante, que está sendo APROVEITADO como open. Portanto, tem regras próprias.
    2 - Na primeira etapa, em Caçador, que não era open de nada, a Sênior A já usou estes silenciadores a título de teste. Então, não é totalmente uma novidade.
    3 - A CBA pretende usar os silenciadores em algumas categorias no Brasileiro e usá-los em Cascavel já poderá fazer parte dos testes que pilotos e equipes farão.
    Corrija-me se eu estiver errado, por favor.
    Abraços
    Erno