O Kartódromo Arena Schincariol, na cidade de Itu - a cerca de 100 km de São Paulo -, começou a receber nesta terça (23) pilotos e equipes que vão participar da 11ª edição do Super Kart Brasil, marcada para os dias 27 e 28 na cidade. A expectativa é que mais de 100 pilotos de todo o país estejam na pista disputando o título que já figura entre os mais importantes do kartismo no país.
Sempre com o objetivo de colocar os melhores pilotos nas melhores pistas e com os melhores equipamentos, os organizadores do SKB 11 anunciaram mais uma série de novidades visando aumentar a competitividade no torneio. A primeira delas diz respeito à categoria mais jovem do SKB, a Super Cadete. Anteriormente aberta apenas para pilotos nascidos entre 2001 e 2003, a classe agora receberá pilotos mais jovens, aqueles que nasceram em 2004 e, portanto, completam nove anos nesta temporada.
"Recebemos vários pedidos de equipes e pais de pilotos que estão prestes a completar nove anos de idade, então decidimos abrir espaço para que eles também corram no SKB e possam aprender e se desenvolver com os garotos mais velhos", comenta Danilo Dirani, tetracampeão brasileiro de kart e um dos organizadores do SKB.
Outra peculiaridade do SKB 11 é que, nas categorias Júnior Menor e Sênior, os pilotos poderão utilizar todos os motores homologados pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), seguindo a determinação da entidade em seu Regulamento Nacional de Kart.
O Super Kart Brasil 11 vai marcar, ainda, a estreia de uma nova divisão nos karts com marcha da KZ. A partir desta edição em Itu, todos aqueles pilotos que já foram ao pódio do SKB pelos karts com marcha disputam, obrigatoriamente, a classe KZ. Já os iniciantes dos karts com marcha ou os que ainda não tiveram pódio na classe correm pela KZ2.
"Isso aumenta a disputa e o interesse dos pilotos. Haverá a divisão de categorias, mas todos largam juntos e correm com os mesmos equipamentos. Então se um piloto da KZ2 vencer o SKB no geral, ele automaticamente será campeão da KZ também", destaca Ruben Carrapatoso, que lidera o SKB ao lado de Dirani e outros cinco multicampeões da modalidade.
Essas e todos os detalhes da disputa estão nos regulamentos do Super Kart Brasil 11, já disponíveis no site da competição www.superkartbrasil.com.br, inclusive a programação, cujos horários de treinos já são válidos para terça e quarta-feira em Itu.
Ação social - Fora da pista, o grande destaque do SKB 11 é a ação social promovida pelo evento em prol do Instituto Ingo Hoffmann, fundado e liderado pelo maior campeão da Stock Car brasileira. Quem for a Itu, seja para competir ou assistir o evento, pode doar 1 quilo de alimento não perecível que será destinado à entidade.