Uma das competições mais disputadas do calendário nacional do kartismo, o Super Kart Brasil teve, no último final de semana, sua quinta edição realizada. Mais de 160 competidores estiveram no Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos, zona sul de São Paulo, sendo que 29 deles formaram o grid de largada da categoria Graduados, que mesclava pilotos das classes Graduados e Sudam.
O paulista Antonio Furlan Neto teve pouco tempo de treino com o equipamento que a categoria utiliza. Isto se deve ao fato de que na categoria Sprinter da Copa São Paulo Light – da qual Furlan foi campeão em 2011 –, os motores serem alugados e os pneus serem de composto vermelho, que é mais duro e menos aderente que o de composto amarelo, utilizado na Graduados.
Mesmo com a necessidade de adaptação ao equipamento, Furlan foi sempre um dos mais rápidos e constantes nos treinos livres e classificatórios, largando entre a terceira e sexta posições entre os 29 competidores, nas quatro provas que compõem o campeonato.
Embora de altíssimo nível, o grid continha pilotos com diferentes graus de experiência. Havia pilotos como Furlan, que começam a se destacar na principal categoria do kartismo, e ícones do kartismo e automobilismo nacionais como Sérgio Jimenez, André Nicastro, Tuka Rocha e Nelsinho Piquet.
E foi exatamente a menor experiência de um dos pilotos concorrentes que tirou Furlan de duas provas. “Foi uma pena, o mesmo piloto bateu na traseira do meu kart em duas das quatro largadas”, lamentou. Sem chances de título, Antonio Furlan foi para a bateria final com o intuito de mostrar que irá se firmar como um dos nomes importantes de nosso automobilismo nos próximos anos, e o terceiro lugar na classificação geral (segundo na classe Graduados) confirmou isso.
“Estou muito feliz com o resultado final. Se não fossem os acidentes eu teria pontuado bem em todas as provas e certamente estaria entre os cinco primeiros do campeonato. Por ser a primeira competição onde efetivamente eu corro com equipamento de Graduado, considero excelente”, finalizou.
Antonio Furlan não terá descanso e nesta semana já volta à pista de Interlagos, desta vez para a abertura da Copa São Paulo Light. Na semana seguinte continua na maratona de provas, com a abertura da Copa São Paulo de Kart Granja Viana. No mês de abril começa o Campeonato Brasileiro de Fórmula Futuro, que marcará a estréia de Furlan no automobilismo.