Conhecidos os cinco campeões da quarta edição do Super Kart Brasil. O torneio, idealizado e promovido por sete multi-campeões do kart - Danilo Dirani, Dennis Dirani, André Nicastro, Ruben Carrapatoso, Sérgio Jimenez, Paulo Carcasci e Renato Russo - teve mais um evento realizado neste fim de semana, desta vez no kartódromo da cidade de Registro, a 180 km de São Paulo.
Com as três primeiras corridas disputadas entre sexta-feira e sábado, o Super Kart Brasil chegou à manhã deste domingo dependendo de apenas mais uma bateria em cada categoria para definir os títulos. O dia começou com a prova da categoria AMF Super Cadete, vencida por Juan Crespi Neto, que faturou o título depois de três vitórias no fim de semana - e que quebrou o domínio de João Pedro Guim, vencedor das edições 2 e 3 do SKB.
Na sequência, a decisão da categoria Graduados - que já teve Nelsinho Piquet campeão no SKB 2 - viu mais uma vitória do carioca Olin Galli. Revelação dentre uma geração de jovens kartistas formados no Brasil, Galli disputa sua primeira temporada entre os Graduados e não se intimidou ao dividir o grid de largada com nomes como Rafael Suzuki. O piloto do Rio de Janeiro venceu pela quarta vez no final de semana e ratificou seu título, com Suzuki - atual campeão brasileiro da categoria - vice-campeão e Victor Franzoni em terceiro.
"Foi uma das minhas melhores corridas neste ano. Não é fácil correr contra pilotos experientes, como é o caso do Rafael (Suzuki) e outros que já têm vários títulos no kart. Foi uma emoção muito grande", destacou Galli, que venceu a última bateria do SKB 4 depois de surpreender e dar o bote sobre Suzuki a poucas voltas do fim. "Em segundo eu já seria campeão, mas chegou um momento da corrida em que eu senti que era mais rápido que ele. Então decidi ir para cima e tentar a ultrapassagem. E deu tudo certo", comemorou o piloto.
Rafael Suzuki, vice-campeão do SKB 4 em uma temporada na qual tem se dedicado mais ao kart enquanto planeja a sequência da sua carreira no automobilismo, destacou o trabalho com a Thunder Racing para o resultado em Registro.
"Comecei um trabalho com a Thunder em julho, na primeira fase do Campeonato Brasileiro e, duas semanas depois, na segunda fase, conquistamos o título da Graduados. Acho que essa boa adaptação e o trabalho e toda a equipe, não só da Thunder, mas também da Sabiá Racing, foram pontos fundamentais para mais uma conquista neste ano", avaliou o paulista, destacando o preparador Cláudio Dantas, o Sabiá, com quem trabalha há vários anos.
As categorias Sênior e Júnior, respectivamente para pilotos mais experientes - com mais de 25 anos - e aquela destinada aos jovens talentos com idade entre 13 e 15 anos, fizeram suas corridas finais logo antes da decisão da classe que deu origem ao Super Kart Brasil: a Shifter, de karts com marcha.
Entre os Seniores, o título ficou com o paranaense Alessandro Xavier - único piloto fora do eixo Rio de Janeiro-São Paulo a conquistar um título nesta edição do SKB - e agora bicampeão do evento somando essa à conquista do SKB 2 em janeiro. Na Júnior, uma das categorias mais aguardadas deste final de semana por reunir um grupo de jovens estrelas do esporte. E os pilotos não deixaram a desejar: os cinco primeiros da competição ficaram separados por apenas quatro pontos. O título ficou com o paulista Vítor Baptista que, depois de ter problemas nas duas primeiras provas do SKB, se recuperou com um segundo lugar e uma vitória nas corridas decisivas - e levou o SKB 4 com apenas um ponto de vantagem sobre o carioca Renato Júnior.
"Cheguei na terceira bateria com 30 pontos de desvantagem para o líder do campeonato e em quinto lugar. Sabia que tinha de brigar pela vitória nas duas últimas corridas, especialmente na de hoje (domingo) que valia mais pontos. Deu tudo certo e estou muito feliz com o resultado e por ter conquistado meu bicampeonato no Super Kart Brasil", exaltou Baptista, que já vencera o SKB na segunda edição do evento.
Na Shifter Kart, outras duas jovens promessas do automobilismo brasileiro se destacaram em Registro. Natural de Jundiaí, no interior de São Paulo, Guilherme Salas - piloto, também, da Fórmula Futuro - venceu três das quatro corridas nos karts com marcha e garantiu seu primeiro título no SKB. O vice-campeonato foi para o piloto da Fórmula Truck, Danilo Dirani, seguido do paranaense André Pedralli.
"Estou em uma fase muito feliz da minha carreira. Ganhei uma corrida na última etapa da Fórmula Futuro, ganhei uma prova de Shifter na última etapa da Copa São Paulo e agora venci três das quatro corridas. Quero aproveitar essa fase e continuar vencendo para seguir trilhando meu caminho no automobilismo", destacou Salas, campeão do SKB 04.
Além de Salas e Pedralli, Victor Franzoni foi outro representante dos pilotos que disputam a Fórmula Futuro nesta temporada. Mais jovem vencedor de uma corrida no automobilismo brasileiro - recorde estabelecido na abertura da Fórmula Futuro deste ano, quando venceu uma corrida em Interlagos, Franzoni disputou o SKB nas duas principais categorias do evento: a Graduados, em que terminou na terceira posição; e a Shifter Kart.
"Esse foi, sem dúvida, meu melhor SKB, mesmo correndo em duas categorias, o que dobra e dificulta o trabalho. Mas foi excelente, com o pódio na Graduados, uma vitória e sendo bem competitivo nas duas categorias. Fiquei feliz pelo resultado e espero voltar e brigar pelo título no SKB 5", comentou Franzoni.
A quarta edição do Super Kart Brasil, disputada em Registro, distribuiu mais de 40 mil reais em prêmios ao seus campeões e homenageou, ainda, o preparador Lucio Pascual, o Tchê, famoso no automobilismo brasileiro por revelar, entre outros talentos, o tricampeão mundial de Fórmula 1, Ayrton Senna.
Confira como ficou a classificação final do campeonato:
AMF Super Cadete
1) Juan Crespi Neto, 81 pontos
2) Murilo Della Coletta, 70
3) João Pedro Guim, 56
4) Felipe Drugovich, 47
5) Gregory Diegues, 47
6) Marcel Coletta, 40
7) Pedro Campos, 27
Graduados
1) Olin Galli, 85 pontos
2) Rafael Suzuki, 69
3) Victor Franzoni, 51
4) Alain Sisdeli, 33
5) André Nicastro, 32
6) Victor Caliman, 30
7) Victor Matzenbacker, 30
8) Felipe Fraga, 27
9) Gaetano di Mauro, 18
10) Rodrigo Kubiczewski, 14
11) Gustavo Frigotto, 4
12) Nicolas Gatto, 4
13) Wilson Tacchi Jr., 4
14) Leandro Guedes, 2
Sênior
1) Alessandro Xavier, 76 pontos
2) Diogo Zucarelli, 65
3) Cássio Prado, 50
4) Fernando Croce, 45
5) Doglas Pierosan, 36
6) Candeu, 27
7) Jefferson Muccio, 26
8) Maique Papareli, 20
Júnior
1) Vítor Baptista, 54 pontos
2) Renato Júnior, 53
3) Vinícius Papareli, 52
4) Bruno Bertoncello, 51
5) Mauro Auricchio, 50
6) Gabriel Fernandes, 35
7) Artur Fortunato, 23
8) Pietro Rimbano, 21
9) Gabriel Sereia, 20
10) Sérgio Sette Câmara, 17
11) Yurik Carvalho, 13
12) Matheus Marine, 10
13) Nataniel Bueno, 3
14) Gustavo Bandeira, 2
Shifter Kart
1) Guilherme Salas, 85 pontos
2) Danilo Dirani, 64
3) André Pedralli, 58
4) Bruno Grigatti, 44
5) André Nicastro, 36
6) Dennis Dirani, 32
7) Victor Franzoni, 29
8) Jonathan Louis, 14
9) Felipe Marra, 14
10) Bruno Ferreira 9
Shifter Sênior
1) Renato Russo, 86 pontos
2) Guilherme Jacob, 65