Os bons tempos do automobilismo de iniciação no Brasil estão de volta. Justamente no ano em que teremos a menor representação na Fórmula 1 neste século, com a participação apenas de Felipe Massa (Ferrari), o kartismo brasileiro está tomando um impressionante impulso. A prova está no Campeonato Paulista de Kart, que teve a sua segunda rodada quádrupla no final de semana (2 e 3) para nove categorias, no Kartódromo Internacional Aldeia da Serra, reunindo 140 pilotos de todo o Brasil.
"Está muito legal, tem muito kart correndo. O kartódromo fica cheio e nós acabamos aprendendo mais rapidamente", comentou entusiasmado o pequeno paulista Enzo Gianfratti (TNT Energy Drink/ 72 Sports/ Flash).
Pai do garoto, o experiente piloto de protótipos e Fórmula Truck Daniel Gianfratti acha que o Paulista está muito disputado, equilibrado e com uma excelente safra de pilotos que em poucos anos irão liderar a renovação de talentos nas categorias internacionais.
"Hoje o Campeonato Paulista é equivalente a um Campeonato Brasileiro por mês. Os pilotos estão se preparando melhor e o nível está altíssimo, tanto de concorrentes quanto de preparadores", assinala. "O meu filho só tem o que aprender e desenvolver com isso, o resultado nós veremos lá na frente".
"Na minha categoria tinham 18 pilotos e as corridas foram muito disputadas. E é legal assistir a corrida dos graduados, que são muito experientes e a gente aprende muito só olhando o que eles fazem no traçado e nas ultrapassagens", emendou o atual bicampeão da Copa Noturna da Amizade e vice-campeão do Campeonato Nova Schin, que corre na categoria Junior Menor.
A próxima etapa do Campeonato Paulista será em Itu, interior de São Paulo, nos dias 27 e 28 de abril.