O último sábado do mês de fevereiro (27) marcou a abertura dos eventos da recém-criada Liga Paulista de Automobilismo (LPA), entidade subordinada à CBA, que pretende dar um novel viés ao desporto motorizado no Estado de São Paulo. Maior certame regional da modalidade Kart no Brasil, a Copa São Paulo Granja Viana passou a ser supervisionada pela nova entidade e, como sempre, trazendo muitas novidades.
Decerto a mais importante foi a substituição do tradicional formato de certame composto de dez etapas, com a três ultimas como “Play-Off”, pelo coerente formato utilizado na Europa pelos certames promovidos pela renomada promotora WSK, ou seja, três torneios independentes de três etapas e mais um de apenas uma rodada, denominado Super Final.
Dessa forma, na prática, serão apresentados, ao longo do ano, quatro campeões de cada categoria, além de um campeão da temporada, considerando-se a somatória dos pontos obtidos em cada torneio. Tudo com pontos corridos e sem descartes, transformando a Copa São Paulo Granja Viana em um verdadeiro “cinco em um”: cinco títulos disputados dentro de um mesmo certame.
Mais que isso. Para aqueles que disputam as classes Rotax – categorias equipadas com o motor suíço – há também as disputas do Rotax Max Challenge Brasil, certame que corre em paralelo à Copa São Paulo Granja Viana e que define como premiação aos seus campeões vagas para o US Open - em Las Vegas, EUA -, ou para o Rotax Max World Finals, que nesta temporada terão vez em Sarno, na Itália.
E não termina por aí a profusão de títulos em um único certame. Em seis das dez etapas – entre elas esta rodada de abertura do campeonato – as provas valerão também como edição do Super Kart Brasil, que a partir de 2016 terá suas provas supervisionadas pela Liga Paulista de Automobilismo (LPA).
Dessa forma, ao disputar as corridas das categorias Cadete e Rotax Mini Max, o veloz kartista de Santa Catarina, Gabriel Gomez (RR Racing/ Dolly/ Kart Mini/ Planet Kart) lutava por vitórias na primeira das três etapas do Torneio de Verão Granja Viana, por vitória na 21ª edição do SKB e, também, na corrida pela vaga da categoria Rotax Mini Max para representar o Brasil no US Open, em Las Vegas.
Foram quatro corridas no sábado, duas como “Rookie” – estreante - na categoria Rotax Mini Max e duas pela sempre emocionante categoria Cadete. Na tomada de tempos da Mini Max, Gabriel Gomez estabeleceu a quarta melhor marca, o que garantiu o posicionamento no lado externo da segunda fila da grelha de partida, na primeira bateria da classe.
Dez horas da manhã e os bólidos da Mini Max entraram na pista e percorreram a volta de apresentação e alinhamento. Luz verde e os pequenos micromonopostos partiram velozmente em direção à Curva 1 do circuito. Gomez largou bem e buscou manter sua posição. Todavia, na saída da primeira variante quedou-se inerte, com problemas na corrente de transmissão. Estava fora da corrida e, pior, teria de alinhar no final do grid para a bateria Final.
Menos de uma hora depois já estava de volta ao cockpit do veloz #78, para a bateria Final da Mini Max. Por conta de uma desclassificação de um dos competidores, ao final da primeira corrida da categoria, Gomez deixou de ser o último do grid e progrediu “sensivelmente” para a décima quinta e penúltima posição do grid.
Autorizada a largada e, novamente, o compacto pelotão cindiu celeremente a reta de largada. Gabriel largou “conservadoramente”, mantendo a posição na primeira curva, mas no restante dessa primeira volta tratou de mostrar seu “cartão de visitas”, fechando a primeira passagem já no décimo posto. No final da segunda volta Gomez era o oitavo e na quarta volta Gabriel era o sexto colocado.
Metade da prova e o piloto da Kart Mini dava show e já tomava de assalto a quarta colocação. O líder já havia se distanciado do restante do pelotão, mas Gomez acelerava fundo e já se aproximava do terceiro colocado, Felipe Bartz. Duas voltas mais e Gabriel já era o P3, agora pressionando fortemente seus ex-team mate, o também catarinense João Barcelos.
Meia volta, foi o tempo que durou a escaramuça e o representante da RR Racing, Dolly, Kart Mini e Planet Kart assumiu a segunda colocação. Era o vice-líder da corrida. Todavia, a vantagem do líder Rafael Câmara era impossível de ser tirada nas poucas voltas restantes. A luta pela vitória da prova era impossível, ante o tempo perdido para progredir da penúltima para a P2 da corrida.
Mas o belo espetáculo já havia sido proporcionado para o bom público que acompanhava atentamente a corrida. O “Rookie”, o efetivo estreante nessa corrida – que que na primeira só fez uma curva -, deixava patente que será um feroz adversário ao longo da temporada. Checkered flag e Gabriel Gomez fechou a prova na segunda colocação. Com gostinho de vitória.
Na sequência – extenuado e quase sem tirar o capacete – Gabriel Gomez voltou à pista, agora para a tomada de classificação da Cadete. O exíguo lapso de tempo entre a prova Final da Mini Max e o “qualify” da Cadete influiu, sobremaneira, no rendimento do piloto catarinense, que acabou com a P5, a quatro décimos de segundo da melhor marca da categoria.
Duas horas para recuperar o folego e já era hora da primeira bateria da Cadete. Abrindo a terceira fila do partidor, Gabriel Gomez largava na fila interna, a de preferência para a tomada da primeira variante, a veloz Curva 1 do circuito.
Acesa a luz verde Gomez caprichou na partida e já saiu da Curva 1 ocupando a segunda colocação da corrida. Mas isso pouco significava, pois a Cadete é sempre repleta de surpresas e, não raro, em uma curva o líder pode virar o P5, ou P6. É uma verdadeira caixinha de surpresas.
Volta mais rápida em cima de volta mais rápida e na entrada do miolo do circuito, na quinta passagem, Gomez “espetou” por dentro e tomou a liderança do carioca Pedro Braga. O trio de liderança – Gomez, Braga e Enrico Martins – já havia aberto uma confortável vantagem do segundo pelotão e, aparentemente, a briga pela vitória estava restrita ao trio. Mas não sem ainda muita emoção.
Na sétima volta Braga deu o troco em Gomez, que embutiu no para-choques do kart do carioca e deixou claro que a briga não estava perdida. A corrida tingiu-se com o escarlate da emoção, tornando a disputa um jogo de gato e rato, com Martins nitidamente esperando algum problema nessa luta, para avantajar-se para uma vitória herdada. Um novelesco script bem urdido. E agora restavam menos de três voltas.
Duas voltas e Gomez reassume a liderança no miolo de baixa do circuito granjeiro, mas, esperto, Braga deu o troco na curva seguinte, com Enrico colado demais. Definitivamente, corrida da Cadete não se presta para ser acompanhada por cardiopatas. Os corações da assistência parecem querer sair pelas bocas abertas. Enrico Martins acelera e toma a segunda posição de Gabriel, que cai para terceiro, na quase abertura da volta final.
Última volta e Gabriel retoma a P2 na entrada do miolo, na subida do “saca-rolha”. Reta oposta e Braga faz o traçado defensivo. Todo por dentro, sem dar espaço para ataque. Gomes desce a “Eau Rouge” colado em Braga, que permanece defensivo, sem deixar qualquer espaço para ataque. Teoricamente, só há mais um ponto de ultrapassagem, na fechada variante abaixo da Curva Inclinada. É lá, ou nunca!
Braga defende direitinho e Gomez permanece impassível na sua cola. Só resta o fechado “S” e o curvão de entrada da reta de chegada. A fatura parece liquidada, mas, sabe lá Deus de onde, Gabriel Gomez tira um coelho da cartola no Curvão, coloca por dentro, com o kart escorregando nas quatro, no limite de aderência e consegue, com suavidade no pedal em precisão suíça, entrar na reta na primeira posição. Braga tenta o impossível de recuperar por fora, mas não há espaço para tanto e a vitória, a belíssima vitória, fica com o catarinense Gabriel Gomez.
Apenas tempo suficiente para amainar a pressão e acompanhar a revisão do kart, com a obrigatória troca de motor sorteado, para a Final da Cadete. Karts alinhados e foi autorizada alargada da Final, agora com Gabriel Gomez na pole position, ante a vitória da primeira bateria.
Gomez largou bem, manteve a dianteira e conseguiu abrir ligeira vantagem, em razão da renhida luta que se apresentava pela segunda posição. Todavia, o motor que recebera no novo sorteio não era competitivo, de contrário parecia tísico e sem força, pelo que os demais colaram na reta e Gomez perdeu duas posições no meio do circuito. Empurrado pelo propulsor asmático, Gomez sequer conseguia manter a P3 e, sistematicamente, foi superado, chegando a andar na quinta colocação. Mesmo assim, Gabriel Gomez conseguiu levar “no braço” seu #78 com o motor manquinho, arrancando na volta final a terceira colocação.
Ante os resultados e a soma dos pontos auferidos, Gabriel Gomez (RR Racing/ Dolly/ Kart Mini/ Planet Kart) ficou com a segunda colocação final na etapa e a apenas dois pontos do líder do campeonato na categoria Cadete. Na Mini Max, em razão do precoce abandono na primeira corrida – não auferindo pontos -, Gomez é o sétimo na classificação geral e sexto na classe Rookie.
A volta ao Light – Neste sábado (5) Gabriel Gomez volta às disputas da Copa São Paulo Light, novamente no veloz Kartódromo Aldeia da Serra, onde lutará para manter a liderança na tabela de pontos da Cadete.