Todo kartista enfrenta certas dificuldades quando é promovido a uma nova categoria e isto é algo perfeitamente normal e esperado. O que dizer então quando ele é promovido duas categorias acima da sua e justamente para aquela que recebe os principais pilotos do kartismo brasileiro? Foi o que aconteceu com o brasiliense Gustavo Lima (Rede Brasília de Hospitais / Ceon / Aliança), que já em seu segundo ano como piloto saiu da Júnior Menor diretamente para a Graduados, atendendo as novas disposições do Regulamento Nacional de Kart (RNK).
No entanto, mesmo enfrentando as naturais dificuldades, Gustavo Lima administrou muito bem a mudança imposta pelo novo RNK e fez quatro boas apresentações na segunda edição do Super Kart Brasil, evento idealizado por sete dos principais kartistas em atividade, no último final de semana (29 e 30) em Interlagos.
Em um grid composto por 22 pilotos, dentre eles nomes como Nelsinho Piquet – o vencedor –, Sérgio Jimenez, André Nicastro, Felipe Fraga, Ruben Carrapatoso e Tuka Rocha, o jovem brasiliense esteve sempre entre o 10º e o 13º lugar. Menos experiente dentre todos os competidores, Gustavo Lima se declara extremamente satisfeito com sua primeira participação entre os Graduados. “Aprendi muito neste final de semana, competindo ao lado deste ótimos pilotos. Quero agradecer a todos pelo tanto que aprendi em apenas quatro corridas”, disse Gustavo Lima, que tem como “coach” o tricampeão brasileiro Dennis Dirani. Na quarta bateria Gustavo estava na 7ª posição, quando, na última volta, a quebra da palheta lhe fez perder diversas posições e ele terminou em 12º.
Ao final das quatro corridas a certeza na Roger Motorsport era de que o balanço era extremamente positivo. “O Gustavo esteve rápido, com tempos muito próximos dos principais nomes da categoria, e isto é muito importante”, garante Roger Munerato.
Gustavo Lima (Rede Brasília de Hospitais / Ceon / Aliança) começou a competir de kart apenas no ano passado, ainda na Júnior Menor, e disputou várias competições, destacando-se principalmente na Copa Brasil, quando terminou na 3ª posição. Outro importante resultado obtido por Gustavo em 2010 foi a vitória nos 100 Quilômetros de Brasília, ao lado de Rodrigo Piquet. Suas primeiras orientações vieram do tio de Rodrigo, o tricampeão mundial de Fórmula 1 Nelson Piquet, e continuaram sendo ministradas pelo preparador Dibo Moisés, da Dibo Racing, sua equipe no ano passado e que tem sede em Brasília.
Em 2011, como a maioria das competições que Gustavo Lima disputará ficam no eixo de São Paulo, o piloto passou a competir pela equipe paulista Roger Motorsport, do preparador Roger Munerato. Na atual temporada Gustavo deverá disputar o Paulista, Super Kart Brasil, Copa São Paulo Granja Viana, Brasileiro – em duas categorias, Graduados e Sudam Júnior – Sul-Brasileiro, Copa Codasur e Florida Winter Tour. Nesta última, realizada nos Estados Unidos, Gustavo já competiu na etapa de abertura em Orlando e recebeu muitos elogios. Nos planos está disputar outra competição internacional, desta vez na Europa, o WSK.