Terminou neste domingo (30) a primeira participação oficial do piloto mineiro João Pedro Archer (SF Engrenagens / Tokyo Tratores / Alan Motorsport) em uma competição pela categoria Graduados. O evento foi o Super Kart Brasil, disputado neste final de semana no Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos, São Paulo.
Archer, que completou 15 anos no sábado, foi um dos grandes destaques da competição. Apesar de nunca ter participado de uma prova em Interlagos, o piloto treinou muito, se dedicou e, desde a quinta-feira, quando foram iniciados os treinos oficiais, ele esteve sempre entre os cinco mais rápidos da pista.
A tomada de tempos aconteceu na manhã de sábado. Com concorrentes de grande expressão no automobilismo como Nelsinho Piquet, Tuka Rocha, Felipe Fraga, André Nicastro, Rubens Carrapatoso, dentre tantos outros, o piloto mostrou seu valor e, com o tempo de 50s341, fez a terceira melhor marca, garantindo assim o direito de largar da segunda fila do grid de largada.
O evento contou com quatro corridas que, para Archer, tiverem situações diferentes. Na primeira ele esteve todo o tempo entre os cinco primeiro e, após 13 voltas, recebeu a bandeirada na quarta posição. “O kart estava bom, mas estamos perdendo um pouco nas retomadas. Acho que podemos melhor mais uma pouco para a próxima corrida”, comentou o piloto.
Na segunda bateria, disputada ainda no sábado, Archer não conseguiu o mesmo rendimento. A mudança feita no motor de seu equipamento não surgiu o efeito esperado, mas, com muita garra, ele conseguiu se manter entre os primeiros na pista e recebeu a bandeirada na oitava posição.
No domingo, após a equipe Passoca Preparações conferir e refazer todo o motor do kart de Archer, ele conseguiu, enfim, um equipamento ideal. Com seguidas voltas muito constantes ele registrou, inclusive, a volta mais rápida da prova com o tempo de 50s761. Contudo, ele recebeu a bandeirada no sétimo lugar.
Animado para a última e decisiva corrida, Archer alinhou seu kart para a largada na nona posição da última prova. Após uma excelente largada o piloto pulou para o quarto lugar, mas, ainda no primeiro giro, foi atingido pelo kart de Eurico Tavares e, infelizmente, foi obrigado a abandonar com a quebra da barra de direção de seu kart.
“Apesar de não ter conseguido finalizar o campeonato como eu gostaria, fiquei bastante satisfeito com o meu desenvolvimento e o do kart ao longo do final de semana. Mesmo sem nunca ter corrido em Interlagos consegui pegar bem a mão da pista e, no decorrer do evento, fomos desenvolvendo o acerto até chegarmos em um kart ideal. Tenho certeza de que se não tivesse o acidente da última corrida, teríamos chances de ter brigado pela liderança”, encerrou o piloto de 15 anos.
Nesta semana Archer estará de volta à pista. No Kartódromo RBC Racing, na Grande BH, ele disputará no sábado (5) a primeira etapa da Fórmula Minas de Kart. O evento, assim como o SKB, será disputado com motores próprios e será a primeira oportunidade de treinos para o Brasileiro de Kart, evento que será disputado nesta mesma pista, no final do mês de julho.