Nesta semana santa, enquanto a maioria da população aproveitava para descansar e fazer suas orações, alguns brasileiros aceleravam fundo no Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos. Nesta sexta-feira da paixão e sábado de aleluia a pista na zona sul de São Paulo recebeu a terceira edição do Super Kart Brasil.
O piloto mineiro João Pedro Archer (SF Engrenagens / Tokyo Tratores / Allan Motorsport), da classe Graduados, mostrou diante de concorrentes muito mais experientes e premiados como André Nicastro, Rubens Carrapatoso, Sérgio Jimenez, dentre outros, que a nova geração de kartistas está chegando com sede de vitória.
Recém chegado nesta categoria e participando das disputas da Copa São Paulo Light e da F-Minas de Kart, o mineiro de Belo Horizonte concorreu também no mês de janeiro na segunda edição do Super Kart Brasil. Naquela ocasião, após bons resultados, ele foi envolvido em um acidente na última corrida e não conseguiu finalizar a competição.
Nesta semana, após muita dedicação aos treinos, o piloto conseguiu se manter sempre entre os mais velozes do circuito. Sem se intimidar diante da grande experiência dos concorrentes Archer, com o apoio da Allan Motorsport e da Passoca Preparações, fez um trabalho voltado ao desenvolvimento do equipamento e de sua pilotagem ao longo das atividades.
A primeira tomada de tempos foi disputada na manhã de sexta-feira e, com a nona marca, o piloto alinhou seu kart na quinta fila do grid de largada. Nas duas corridas do dia o piloto se saiu muito bem e, com bastante cautela, conseguiu finalizar as duas provas na quinta posição. No sábado, mais uma tomada de tempos aconteceu. Desta vez, com ainda mais domínio sobre o equipamento, o piloto conseguiu registrar o segundo melhor tempo, atrás apenas de André Nicastro. Na primeira largada deste segundo dia de competição João Pedro conseguiu pular na ponta. Daí por diante, com um kart extremamente rápido, ele se consolidou na primeira posição, seguido de perto por André até a bandeira na primeira posição. Na última e decisiva corrida, com um desgaste excessivo dos pneus, João Pedro não conseguiu segurar a liderança e perdeu algumas posições. Mesmo assim o piloto manteve-se entre os líderes e recebeu a bandeirada na quinta posição. Com a soma dos resultados Archer finalizou o Super Kart Brasil na terceira posição.
“Estamos em um momento muito importante do ano na busca pela preparação para o Campeonato Brasileiro. Competições como a F-Minas e o SKB me permitem competir com um kart idêntico ao que usarei no campeonato nacional e, assim, posso me preparar bastante. Estávamos com um bom equipamento para esta prova, mas precisamos ajustar alguns pequenos detalhes ainda para que possamos começar a vencer as corridas. O resultado em si foi muito bom pelas nossas condições”, encerrou o piloto de 15 anos.