Terminou neste domingo, dia 28, a oitava edição do Super Kart Brasil. A competição, idealizada por sete dos maiores vencedores do kartismo brasileiro, esteve nesta edição inaugurando oficialmente o Kartódromo MMoa, na cidade de Nova Odessa, interior paulista.
Competindo pela categoria Júnior Menor, o piloto mineiro João Pedro Guim (Citylar | Pósitron | Techspeed | Tibola Preparações | OMP | Jonas Kart) conseguiu se destacar na competição e, em um evento onde mostrou muita regularidade e determinação, terminou com o vice-campeonato.
O evento começou ainda na quinta-feira, com os treinos livres, quando Guim e a equipe Jonas Kart tiveram o primeiro contato com a pista. Durante as atividades, piloto, equipe e Dudu Dieter, seu “coach”, foram buscando os melhores ajustes para o equipamento e, com o apoio da Tibola Competições, a busca pelo melhor conjunto de motor e carburador.
Guim teve um crescimento bastante significativo e, a cada entrada na pista, conseguia ser mais veloz. Contudo, um dos concorrentes apresentava desempenho muito acima da média dos demais e, com isso, João Pedro conseguiu como melhor marca o segundo tempo.
Na manhã de sábado foi realizada a tomada de tempos e, com a marca de 53s258, Guim ficou com o terceiro melhor tempo, pouco menos de três décimos atrás do mais veloz. Nas duas primeiras corridas, disputadas ainda no sábado, Guim demonstrou garra e determinação. Na primeira corrida, quando disputava a liderança buscando o limite de seu equipamento, o piloto acabou escapando da pista e perdendo algumas posições. Ele conseguiu se recuperar e finalizou com o sétimo lugar. Na segunda bateria, ainda no sábado, Guim largou da quarta fila e, em uma prova de recuperação, finalizou em segundo.
Seguindo o regulamento do SKB, o domingo repetiria a programação do sábado com mais uma tomada de tempos e a disputa da terceira e quarta baterias. Nesta sessão classificatória Guim conseguiu, efetivamente, um volta perfeita e com o tempo de 52s953 ele ficou com a pole-position. Nas corridas, novamente, o piloto da equipe Jonas Kart fez o seu melhor. Pilotando no limite extremo da pista ele buscava compensar a diferença de motor que tinha para outro concorrente “no braço”. Assim, ele conseguiu finalizar a terceira bateria com a terceira posição e a quarta e última prova com o segundo lugar. A soma destes resultados lhe rendeu, então, o vice-campeonato.
“Quero agradecer muito ao empenho da minha equipe, do Tibola (responsável pelos motores) e do Dudu Dieter, meu coach. Realmente foi um final de semana de muito trabalho e tive que andar o tempo inteiro no limite para conseguir chegar a este vice-campeonato. Infelizmente não tinha motor para acompanhar ao piloto mais veloz da pista, mas, com muita dedicação consegui ser constante e estar sempre entre os primeiros. Vou continuar treinando e espero voltar a vencer já na próxima etapa do Light, no mês que vem”, encerrou o piloto de 12 anos.