Criado com o objetivo de reunir os melhores pilotos e os melhores equipamentos disponíveis no mercado em corridas realizadas nos melhores circuitos do país, o Super Kart Brasil chegará a sua sétima edição nos dias 12 e 13 de maio, e apresenta uma grande novidade aos mais de 200 pilotos que já passaram pelas seis primeiras edições do evento.
O Kartódromo de Aldeia da Serra, a 32km da Capital, será o palco do SKB07 - que abrigará, também, a terceira rodada do Campeonato Paulista de Kart -, mas representará um desafio inédito aos pilotos. Isso porque, pela primeira vez na história do kartódromo será utilizado o sentido inverso do circuito, que cria curvas com níveis de dificuldade maiores do que os apresentados no traçado tradicional de Aldeia.
A ideia de inverter a pista sede do Campeonato Brasileiro de 2004 surgiu em uma das já tradicionais reuniões dos organizadores do Super Kart Brasil, realizadas às segundas-feiras em São Paulo. Nelas, o grupo formado por sete multicampeões da modalidade discute semanalmente os pontos fortes e fracos da competição, e planeja as ações que serão realizadas nas edições seguintes.
Acostumado à busca por milésimos de segundo na pista, o grupo formado por Sérgio Jimenez, Paulo Carcasci, Danilo Dirani, Renato Russo, Ruben Carrapatoso, André Nicastro e Dennis Dirani é igualmente metódico quando o assunto é a organização do torneio que criaram com o objetivo de reproduzir, em solo brasileiro, as mesmas condições de disputa encontradas na Europa.
"O circuito de Aldeia da Serra tem uma das melhores infraestruturas do país, e queremos unir essa qualidade às novas curvas que automaticamente serão criadas com a inversão do traçado. Assim como ocorre em Interlagos, onde o sentido inverso apresenta um desafio ainda maior, o novo traçado de Aldeia da Serra será difícil e, sobretudo, interessante para os pilotos", acredita Sérgio Jimenez.
Para garantir a segurança na disputa de uma corrida em sentido inverso na pista paulista, o grupo de organizadores sugeriu ao kartódromo a melhoria em um trecho de asfalto usado tradicionalmente como parque fechado. Com isso, os organizadores esperam criar uma chicane próxima a um dos pontos de maior velocidade da pista.
"Queremos criar dificuldades extras a nossos pilotos, para que possamos ter kartistas brasileiros, novamente, bem preparados para enfrentar os melhores do mundo", disse Jimenez, ele próprio pole position em um Campeonato Mundial de Kart que teve a participação de Lewis Hamilton, Nico Rosberg e outras estrelas da modalidade no início dos anos 2000. "Mas não abrimos mão da segurança. Por isso o traçado final depende de ajustes", encerrou o campeão.