Uma das principais competições do kartismo nacional, o Super Kart Brasil voltou à pista no último final de semana, dias 27 e 28, desta vez no interior de São Paulo, mais exatamente em Itu. O palco foi o Brasil Kirin Arena, novo nome do Kartódromo Arena Schincariol, que recebeu mais de 120 pilotos de todo o Brasil em uma grande festa.
Pedro Fonseca (Quality Foods Refeições Industriais), do Rio Grande do Norte, foi um dos participantes e integrou o excelente grid da categoria Júnior, composto por 20 pilotos. E, assim como nas edições anteriores, o natalense foi um dos principais destaques nas quatro provas disputadas.
Desde os treinos de quinta-feira, Fonseca – que compete pela equipe D2 Motorsport – esteve sempre entre os mais rápidos e no último deles, da sexta-feira, ele marcou a volta mais rápida. No sábado, já na tomada de tempos, o piloto foi o autor das duas voltas mais rápidas e, assim, largaria nas duas provas do dia em 1º. Porém, a falta de 500 gramas na balança fez com que o potiguar fosse desclassificado e obrigado a largar em último.
Muito rápido, Fonseca fez uma bela primeira bateria, superou 13 concorrentes e terminou em 7º. Agora largando do Parque Fechado em razão da queda do para-choques de seu kart, o piloto da D2 fez outra prova determinada e recebeu a bandeirada em 2º, recuperando 18 posições. As duas belas atuações renderam-lhe o 2º lugar geral no sábado, quando as provas foram válidas também pela 5ª etapa do Campeonato Paulista.
Muito motivado para a sequência da competição no domingo, Pedro Fonseca praticamente não conseguiu fazer a tomada de tempos, já que teve seu kart jogado fora da pista por um adversário. “Perdi a ‘volta do pneu’ e acabei ficando apenas com a 14ª posição no grid, o que me obrigou a fazer nova prova de recuperação”, lembra o piloto de Natal (RN). “Mas eu estava rápido e tinha kart para fazer a pole outra vez”, emendou.
A primeira prova do dia, apesar de um toque ainda na largada, terminou bem para Pedro Fonseca (Quality Foods Refeições Industriais), que recebeu a bandeirada em 6º, atuação que repetiria na segunda bateria, quando brigou pelas primeiras posições. Um problema com o eixo e com o quadro, porém, o fez abdicar da luta pela vitória e Fonseca, assim, terminou em 4º, mesma posição em que subiu no pódio da 6ª etapa do Paulista e no Super Kart Brasil 11.
“O final de semana poderia ter sido muito melhor, mas estamos contentes, pois apesar de todos os problemas o Pedro andou muito bem. Ele está em uma sequência de pódios fantástica”, vibra Pedro Paulo Fonseca, pai do jovem piloto. “Mais uma vez equipe D2 Motorsport e o Danilo Ramalho estão de parabéns, pois estão mostrando muita dedicação e comprometimento com o Pedro. Este ano, em todas as competições de que participamos, estávamos sempre entre os cinco primeiros e com chances reais de vitória”, finaliza.