Confirmando o grande crescimento da Fireball no Rio Grande do Sul, a categoria participou no último final de semana do Super Kart Brasil na condição de única categoria convidada. As disputas foram em Interlagos e 14 equipes gaúchas estiveram presentes em uma das mais lendárias pistas de kart do mundo.
A participação da Fireball se deu em regime de prova longa, ou seja, foram 42 voltas pelo circuito, o que se transformou em uma corrida de 40 minutos de duração.
Muitos foram os desafios para participar desta prova: a logística para o transporte de todos os equipamentos necessários para as equipes, o desconhecimento de todos os pilotos em relação a pista, a chuva que só deu trégua às vésperas da prova. No entanto, tudo serviu para gerar ainda mais adrenalina, além, é claro daquela que naturalmente o kartismo gera em situações de competição.
Foi opinião unânime entre os participantes da Fireball que a organização do SKB foi extremamente receptiva com os gaúchos, mostrando-se solícita em disponibilizar tudo o que era necessário para o trabalho e acomodação das equipes e pilotos. Em especial a atenção prestada pelo presidente da organização, o multicampeão Paulo Carcasci, que foi incansável colaborador da categoria desde o início até o final do evento.
Os treinos para categoria Endurance foram liberados a partir da sexta feira (27), porém em razão do volume de chuva que assolava a cidade, a maioria dos pilotos decidiu não treinar. O único treino livre realizado com todos os pilotos antes da prova aconteceu no sábado (28) e apenas por 45 minutos, em razão do “apertadíssimo” cronograma definido pela organização da prova.
No domingo, muito diferente dos demais dias da semana, o clima foi marcado por muito sol, clima ideal para grandes competições. A largada foi às 15:30, com o horário marcado sendo pontualmente cumprido, com o piloto Mauricio Pereira largando na pole position e se mantendo na liderança da prova até o final da parada obrigatória após decorridos os 20 primeiros minutos.
Encerrada esta primeira fase da competição, todos os pilotos receberam bandeira amarela e pararam no grid em fila indiana por 7 minutos, para que neste período fossem realizadas as retiradas de pesos e trocas de pilotos. Após a parada obrigatória foi dada uma nova volta de apresentação e uma segunda largada, porém, em fila indiana, para concluir os 20 minutos finais da competição.
Na bandeirada final a dupla Daiane Petry e Rogério Fritsch garantiu a vitória na categoria Sprinter e na geral e Rogério Werlang na categoria Master.
Importante mencionar a presença dos mais experientes preparadores da categoria Fireball em atividade no Rio Grande do Sul, tais como Paulo Sodré, Altivo Rodrigues, Adriano “Sukinho” Rheinlander, Rodrigo Dimare “Sukata”, Daniel Buratti e Neco Fornari, que proporcionaram a seus pilotos as melhores condições de competitividade possíveis.
O patrocinador oficial da categoria em São Paulo foi a MENZELUB, que cordialmente forneceu os troféus e óleos 2 tempos para os competidores.
Confira o resultado final:
SPRINTER
1 Daiane Petry / Rogério Fritsch – 42 voltas – 40:45.252
2 Ricardo Martins – a 1.773
3 Ariberto Wagner – a 12.224
4 Victor / Lucas – a 26.551
5 Daniel Claudino – a 32.564
6 Saulo Ramos – a 2 voltas
7 Maurício Pereira – a 12 voltas
MASTER
1 Rogério Werlang – 42 voltas – 40:48.655
2 Paulo César Euzébio – a 9.057
3 Guto Germano – a 13.615
4 Alexandre Rheinlander / Alexandre Steffenon – a 21.230
5 Ricardo Audino / Zeno Fornari – a 33.214
6 Humberto Bandeira – a 1 volta
7 Ferla / Chuairi – a 2 voltas