A quinta edição do Super Kart Brasil, que será disputada de hoje até domingo no Kartódromo de Interlagos, em São Paulo, é a primeira competição de uma nova fase da modalidade no país. Em 2012, o mercado do kart nacional recebeu nada menos que cinco novas fábricas de chassis - que entram na concorrência com as outras cinco que já produziam no Brasil.
As de origem italiana CRG, Intrepid e Energy, a filial da francesa ART e a 100% brasileira PPK são as novidades em termos de chassis e componentes para kart. A partir deste ano, elas enfrentam marcas já consolidadas no Brasil como a tradicional Kart Mini - no mercado há mais de 40 anos -, Birel Sudam, Mega Kart, Thunder Racing e Techspeed.
"Com a chegada dessas novas marcas, quem tem a ganhar são os pilotos. A concorrência é boa para qualquer mercado, porque traz desenvolvimento muito rápido. O Super Kart Brasil vai ser só a primeira demonstração do que será essa disputa entre fábricas", avalia Sérgio Jimenez, um dos organizadores do evento ao lado de André Nicastro, os irmãos Danilo e Dennis Dirani, Paulo Carcasci, Renato Russo e Ruben Carrapatoso.
No SKB 5 alguns nomes importantes do kart e automobilismo nacional já fizeram sua opção pelas marcas de chassi. Nelsinho Piquet, campeão do SKB 2, por exemplo, correrá em duas categorias com duas marcas diferentes. Na Graduados ele vai utilizar os chassis Intrepid, enquanto na Shifter Kart optou pelos Energy - que também foi a marca escolhida por Tuka Rocha, piloto da Stock Car, na mesma categoria.
Renato Russo, tricampeão do SKB pela Shifter Sênior, vai utilizar os chassis CRG na busca pelo quarto título. Dos organizadores, Sérgio Jimenez e Dennis Dirani correrão com chassis Birel Sudam, André Nicastro defende as cores da Techspeed e Danilo Dirani corre pela Kart Mini.
Os treinos livres para a quinta edição do Super Kart Brasil - que corre junto do Campeonato Paulista de Kart - começaram nesta quinta-feira em Interlagos. As quatro corridas que compõem o evento serão disputadas no sábado e no domingo. Confira a programação:
Sábado - 28/1
1ª prova
Júnior - 10h50
Graduados - 11h15
Sênior - 11h40
Shifter Kart - 12h30
Super Cadete - 12h55
2ª prova
Júnior - 14h30
Graduados - 15h
Sênior - 15h30
Shifter Kart - 16h30
Super Cadete - 17h
Domingo - 29/1
3ª prova
Júnior - 10h40
Graduados - 11h05
Sênior - 11h30
Shifter Kart - 11h55
Super Cadete - 12h20
4ª prova
Júnior - 13h10
Graduados - 13h35
Sênior - 14h
Shifter Kart - 14h30
Super Cadete - 15h
Endurance - 15h30