publicidade
22/03/2012 15:53

Super Kart Brasil 6 seguirá regulamento técnico do Paulista. Área desportiva tem regulamento próprio

Fonte: Portal Kart Motor - Erno Drehmer



Bastante aguardado pelos kartistas brasileiros, o triplo evento que será disputado nos dias 30 e 31 de março em Interlagos (SP) tem alguns dados importantes divulgados pelos organizadores. Falamos da 6ª edição do Super Kart Brasil, 2ª rodada do Paulista e da Copa Petrobras Sorriso Campeão.

O Paulista e a Copa Sorriso serão disputados em duas corridas e o SKB em quatro, sendo que as duas corridas da sexta-feira (30) valerão somente para o SKB e as duas de sábado terão validade para as três competições.

Em termos de regulamento toda a parte técnica do SKB seguirá o utilizado pelo Paulista, enquanto que a área desportiva tem regras próprias. Ambos os regulamentos podem ser baixados em nossa seção REGULAMENTOS. Como a Mirim, Cadete e Sprinter só disputarão o Paulista, estas categorias seguirão na íntegra a regulamentação desportiva e técnica deste campeonato.

No caso da Graduados, especificamente, os pilotos deverão no ato da inscrição declarar se seu equipamento está de acordo com o regulamento do Paulista. Se não estiver, o piloto disputará o SKB e a Copa Sorriso Campeão, não contando pontos para o Paulista.

As tomadas de tempo – exceção feita à Mirim, Cadete e Sprinter – terão duração de cinco minutos e a melhor volta define o grid de largada da 1ª prova de sexta-feira, enquanto que a 2ª melhor volta alinha o grid da 2ª prova. No sábado será realizada outra tomada de tempos, utilizando o mesmo formato.

O número de voltas para cada categoria obedecerá ao descrito abaixo:
Mirim – 13 voltas cada prova
Cadete – 15 voltas cada prova
Super Cadete – 1ª e 3ª provas – 11 voltas ||| 2ª e 4ª provas - 15 voltas
Sprinter – 20 voltas cada prova
Júnior Menor e Júnior – 1ª e 3ª Provas – 12 voltas ||| 2ª e 4ª provas – 20 voltas
Graduados e Shifter – 1ª e 3ª provas – 12 voltas ||| 2ª e 4ª provas – 20 voltas

Além disso, foi divulgado um adendo técnico para a Sudam / Graduado. Confira:
I - MOTOR – Homologado CBA / 2010 e também o da marca Riomar, modelo MRA I, refrigerado a água, devendo ser mantidas as medidas da ficha de homologação do RNK, proibido preparação, e ainda proibidos quaisquer artifícios que venham impedir, dificultar, ou mascarar a medição da câmara de combustão, não podendo ainda fazer a criação de quaisquer outras câmaras, mesmo que interligadas, ou ainda fazer quaisquer tratamento térmico ou químico. O retrabalho da rosca de assentamento da vela de diâmetro 14mm e passo de 1,25mm, e ainda a invasão do espaço da câmara de combustão pela vela, serão também proibidos. O volume mínimo obrigatório no interior da câmara de combustão, será de 11 cm³, conforme Ficha de Homologação. Será permitido somente um ajuste na terceira luz, apenas na camisa, para adequação na diagramação do motor, respeitando as medidas da ficha de homologação, e, será tomada como base o motor do fabricante à disposição da Comissão Técnica.

II - VELA – Somente poderá ser utilizada uma das velas abaixo:
a) NGK B8 EG
b) NGK B8 EGV
c) NGK B8 ES
d) NGK B9 EG
e) NGK B9 EGV
f) NGK B9ES
g) NGK B10 EGV
h) NGK BR10 EG
i) NGK B10 EG
j) DENSO IW24
l) DENSO IW27
m) DENSO IW29
n) DENSO IW31
o) DENSO W27ESU
p) BOSCH W07 CS
q) BOSCH W08 CS
 
III - CARBURADOR – O uso de somente um carburador homologado CBA ou CIK/FIA com diâmetro máximo na altura do difusor LIVRE e a medida do corpo, até a altura da borboleta de aceleração, com diâmetro máximo de 28mm, sem qualquer artifício que mascare sua medição.
 
IV - JUNTAS – Serão livres.
 
V - PIRÂMIDE – Deverá apresentar a marca do fabricante, e a preparação será livre, mas sem acréscimo de material.
 
VI - FLANGE – Preparação livre, com o diâmetro máximo do furo de 28mm, devendo apresentar a marca do fabricante;
 
VII - CHASSI – Homologação CIK/FIA ou CBA. Permitido o uso de freio dianteiro, na versão com acionamento manual ou com os pés. O eixo deverá ser em material ferroso e imantável com comprimento mínimo de 1m e máximo de 1,06m, com a bitola máxima de 1,40m medindo com a roda, e deverá ainda obedecer à tabela a seguir:
 
Diâmetro do eixo (mm)               Espessura mínima da parede (mm)
40                                                          2,9
41                                                          2,8
42                                                          2,6
43                                                          2,5
44                                                          2,4
45                                                          2,3
46                                                          2,2
47                                                          2,1
48                                                          2,0
49                                                          2,0
50                                                          1,9
1- RODA: Livre com a marca do fabricante.
2- CUBOS: Livre com a marca do fabricante.
 
VIII - PESO – O peso do conjunto piloto / kart deverá ser de no mínimo 155 Kg.
 
IX - IDENTIFICAÇÃO – Deverá ter fundo na cor amarela, com número na cor preta.
 
X- RELAÇÃO – Obrigatório o uso de pinhão de 10 (dez) dentes e coroa de até 79(setenta e nove) dentes.
 
XI - PÁRA-CHOQUE – Será obrigatória a utilização da proteção traseira, homologada CBA ou CIK/FIA ou CIK/CBA.
 
XII - ESCAPAMENTO - Homologados CBA para todas as categorias.
 
XIII - FILTRO – Obrigatório o uso do filtro de ar HOMOLOGADOS CBA OU CIK/FIA , com o elemento filtrante.
 
XIV- PNEUS - Deverão ser Homologados CBA da marca MG da cor Branca.
 
XV- IGNIÇÃO- Será opcional, digital com corte ou analógica (sem variação).

  • Não há comentários cadastrados até o momento!