Victor Caliman (KartMini | Passoca Motorsport | Sulfiat | ByChico) disputou no último sábado (23) a terceira edição do Super Kart Brasil, batizada de "Troféu Gustavo Sondermann", no Kartódromo de Interlagos na categoria Itaipava Graduados.
O piloto paulistano, após registrar ótimos resultados na última sexta-feira (22), durante as duas primeiras baterias, consolidou os objetivos traçados pela equipe ByChico, se firmando entre os cinco melhores kartistas do país que disputavam o SKB, após as disputas realizadas entre os participantes.
"Trabalhamos muito no setup do chassis KartMini e na reposição, ajustes e revisão do motor IAME MY, durante a madrugada de sexta-feira para o sábado, data das duas últimas provas", explica o manager técnico Marcelo Azevedo, da equipe ByChico.
Durante a tomada de tempo, realizada na manhã do último sábado (23), o piloto Victor Caliman (KartMini | Passoca Motorsport | Sulfiat | ByChico) conquistou a quinta posição de largada com o tempo de 50.815, à .188 do pole-position. Seu segundo melhor tempo foi 51.097, que garantia sua posição na segunda prova.
Já na terceira prova da categoria Itaipava Graduados, composta por 13 voltas, o piloto paulistano Victor Caliman, realizou uma excelente largada e já despontava como um dos favoritos a vitória. Na terceira volta realizou uma bela ultrapassagem, na "curva do bacião" sobre o ótimo piloto Emílio Gotze, fechando sua volta com 51.601. Sustentando a posição, foi na nona volta, durante a "entrada do miolo", que Caliman ultrapassou com muita técnica o piloto Vancler Moreira, se posicionando na terceira posição até o fim e fechando sua participação à 1.288 do líder João Archer.
"O trabalho técnico realizado no chassis KartMini M2 e principalmente os ajustes na motorização IAME MY, com os profissionais da Passoca Motorsport, fizeram a diferença nesta parte da corrida - uma grande evolução", informou o piloto Victor Caliman.
No período da tarde, o forte calor e a baixa umidade fizeram a equipe ByChico realizar novos ajustes e setups no chassis KartMini M2 e carburador Riomar Evolution, preparando Caliman para a largada da quarta e decisiva prova no Super Kart Brasil.
Largando na décima segunda posição, o desafio de Caliman não era dos mais fáceis. Com a alteração do setup, o piloto decidiu realizar a troca do eixo traseiro por uma opção de classificação dura e desta forma seguiu para a prova.
Em uma prova bem movimentada, desde o início, o piloto Victor Caliman (KartMini | Passoca Motorsport | Sulfiat | ByChico) aos poucos foi conquistando novas posições, realizando uma disputa particular com Victor Franzoni, por mais de catorze voltas. Ao término das 21 voltas, assegurou a quarta posição, somando novos pontos para a grade de classificação geral do SKB.
Na soma das quatro provas, o piloto do kart número 308 conquistou 44 pontos e se manteve entre o grupo de kartistas TOP 5 do Super Kart Brasil. A terceira etapa da competição foi conquistada por Sérgio Jimenez, com 71 pontos, seguido por André Nicastro com 70 pontos e João Archer com 51 pontos. Caliman fechou sua participação, andando com chassis KartMini M2 e carburadores Riomar Evolution, com 44 pontos, seguido por Ruben Carrapatoso, com 43 pontos.
"O SKB é um grande jogo matemático, provando que temos de manter uma eficiência técnica, durante os dois dias de disputa. O time da ByChico, assim como a preparação dos motores junto a Passoca Motorsport, se mostraram eficientes, consolidando o planejamento que realizamos. Tínhamos uma ótimo conjunto KartMini/Evolution/IAME MY, mostrando que estamos no caminho certo", analisa o piloto Victor Caliman.
O próximo desafio de Victor Caliman será a disputa da quarta etapa da Copa São Paulo da Granja Viana, no próximo dia 7, no Kartódromo Internacional da Granja Viana. Durante a próxima semana, o piloto e a equipe ByChico já realizam novos treinos, a passagem de novos componentes e acertos de chassis KartMini M2, carburador Riomar Evolution e motorização de treino e competição IAME MY.