Em um final de semana histórico para o kartismo paulista e brasileiro, a principal sede do esporte e celeiro de muitos campeões, o Kartódromo de Interlagos, localizado na cidade de São Paulo, recebeu mais de 150 pilotos para o Super Kart Brasil.
Ao longo do sábado e do domingo foram disputadas quatro corridas de cada uma das cinco categorias do SKB nesta segunda edição. O piloto paulistano Victor Caliman fez sua estréia em 2011 com uma atuação destacada na categoria Graduados. E não podia ser diferente, já que o campeão do último GP RBC 2010 treinou durante a semana, realizando o setup e acertos no chassi Kart Mini, motorização Iame MY e carburação KTT. A gestão de treinos e análises técnicas foram realizadas pelo próprio piloto e a equipe ByChico.
Com uma temperatura do verão paulistano passando dos 30 graus, a primeira bateria de classificação contou com 16 pilotos e Caliman assegurou o sétimo melhor tempo, mantendo-se na briga pela vitória na primeira bateria. Em uma prova bem disputada e vencida por Sergio Jimenez, após 13 voltas, o piloto da ByChico conquistou o sexto lugar na primeira bateria.
Para a segunda bateria, disputada em 19 voltas, Caliman se envolveu em um toque com outro piloto, prejudicando sua performance crescente na prova. Desta forma perdeu posições e finalizou a bateria na 16ª posição, com duas voltas atrás do vencedor Sergio Jimenez.
No domingo (30) as duas baterias da categoria Graduados sob um sol de 34 graus e umidade do ar de 22%. Pela manhã, ocorreu a tomada de tempo, onde Victor Caliman fechou com o tempo de 50.657, à .333 do pole, Sergio Jimenez (50.324). O trabalho realizado pela equipe ByChico de setup, acertos de carenagens e ajustes de motor e carburador, durante a noite e madrugada do dia anterior, surge em feito já na tomada de tempo.
Para a primeira bateria do dia, Caliman seguiu focado e com chances de conquista, sendo que na primeira volta assumiu a quinta colocação. Porém na volta 3 - de 10 na disputa - foi tocado na entrada da "Curva da Balança" e perdeu posições, terminando na oitava posição, com a vitória de Nelson Piquet.
Seguindo para a última e decisiva bateria do dia, o piloto Caliman retrabalhou o setup e acerto do motor IAME MY. Em uma disputa mais limpa na pista e após 21 voltas, a vitória ficou com o kartista brasiliense Nelson Piquet Jr., que ficou com o título da categoria no SKB. O piloto Victor Caliman, através de uma "tocada fina", que é peculiar em seu modo de disputa e recuperando-se de forma brilhante, terminou a última bateria com belas ultrapassagens, ficando a frente de Ruben Carrapatoso, Tuca Rocha e Sérgio Jimenez. Ao final da disputa, Caliman assegurou a quarta posição e terminou o campeonato do SKB, em sua primeira disputa, com a sétima posição, somando 21 pontos.
Após o término da competição, a equipe ByChico e o piloto analisaram o resultado e focaram na continuidade do planejamento de 2011, iniciando a temporada em grande atuação, durante o SKB, apesar dos problemas gerados na disputa de posições. Quanto ao equipamento técnico (chassi Kart Mini, motorização Iame MY e carburador KTT), ambos se apresentaram de forma constante e crescente, firmando uma ótima posição na bateria final.
“Terminei o SKB 2 em 7º lugar na classificação geral. Fui obrigado, por situações de corrida, a largar no meio do pelotão. Na última bateria puder ter a certeza de que estou evoluindo muito e tenho um bom conjunto para o ano. Vamos, junto com minha equipe, trabalhar e buscar os caminhos”, relata o piloto.
Para Victor Caliman, a nova temporada de kart começa com muito trabalho e com muitas novidades, já que entra em uma semana decisiva e com alguns compromissos firmados com apoiadores e patrocinadores, firmando os objetivos e uma boa participação em campeonatos regionais e desenvolvendo sua carreira para o automobilismo.