O piloto de Curitiba Jonathan Louis (ULV/ Birel/ VSA/ Nicrom/ Vinícola Santa Augusta/ Adsive/ Tcd/ Plascon/ Cia Athletica/ Bisa/ Raceland) foi o destaque da terceira etapa da Fórmula Futuro em Londrina no último fim de semana. Louis liderou quatro dos cinco treinos livres, foi terceiro em outro, cravou a pole e venceu a primeira bateria com uma boa vantagem sobre os demais pilotos. A etapa paranaense serviu para mostrar que Louis é forte candidato ao título.
Foi um fim de semana de muita velocidade e ótimos resultados para o paranaense Jonathan Louis. Logo no primeiro treino livre ele já apresentou seu cartão de visita sendo o mais rápido. E isso se repetiu em outros três treinos, mesmo com dois sustos. “Sofri dois sustos nos treinos livres, mas nada que me abalasse, tanto que no primeiro treino eu fui muito rápido e acabei em primeiro. Já no segundo treino terminei em terceiro. Nos outros dois treinos meu engenheiro do fim de semana, Miguel, conseguiu me ajudar num bom acerto e o carro estava muito rápido, o que me fez dominar os outros três treinos. Após ser o mais rápido em quatro dos cinco treinos eu sabia que poderíamos brigar pela pole”, comentou o piloto.
Com o domínio nos treinos livres, a pressão de fazer uma boa tomada de tempo foi bem maior. “Era uma pista em que eu não fui nada bem na temporada passada. Tenho que agradecer ao Sérgio Jimenez, pois na pré-temporada fomos até Londrina e ele me ajudou muito. Entrei na pista preparadíssimo e consegui me destacar. Londrina é uma pista muito complicada de guiar, tem que se arriscar e eu estava em um fim de semana muito bom. Graças a Deus superei minhas próprias expectativas e com um bom acerto cravei a pole com o tempo de 1:20.124, me tornando o recordista na categoria”, lembrou o piloto.
Sendo o mais rápido do fim de semana Jonathan largou para a primeira bateria e o resultado não poderia ser diferente a não ser a vitória. “Largar na pole é sempre maravilhoso, consegui largar muito bem, tinha um carro muito competitivo e rápido. Em poucas voltas já imprimia um ritmo muito bom e consegui abrir uma boa distância dos adversários. Depois foi só administrar para vencer. Foi perfeito, estava confiante e feliz por todos os treinos e pela pole. Vencer seria demais e aconteceu. Fiz minha segunda pole no ano e venci pela segunda vez. Isso só mostra para mim mesmo o quanto eu evolui como piloto de fórmula. É isso que me deixa ainda mais feliz e mais motivado para buscar o título”, vibrou Louis, que terminou com uma vantagem de 5.619.
Com o grid invertido na segunda bateria, Jonathan largou na oitava posição por ter vencido a primeira corrida. Mesmo assim a expectativa era boa. “Eu estava confiante, pois nos treinos de pneu velho também era o mais rápido. Não podia descartar o fato que largar de trás é muito mais complicado, ainda mais em Londrina, que é uma pista praticamente sem ponto de ultrapassagem. Consegui largar bem e perto da décima volta já estava em quinto e virando igual ao primeiro. Só que infelizmente houve um choque devido a imprudência de um adversário. Meu bico quebrou e ficou praticamente impossível de guiar. Fui perdendo muito rendimento e acabei a corrida em sétimo. Após a penalização dos dois primeiros fiquei em quinto”, explicou.
Após a terceira etapa Louis é o terceiro na classificação geral com 62 pontos, 12 a menos que o líder. “Como se trata de um campeonato de pontos corridos, eu brinco que cada corrida é um titulo, mas não se pode esquecer o fato que já tirei muitos pontos após esse fim de semana em relação ao líder e estou a um ponto do segundo, isso sem contar com as provas que tive problemas e deixei de pontuar. Em todas as etapas este ano eu subi no pódio e isso me deixa confiante para dizer que estou na briga e quero muito vencer esse campeonato. Então o que resta a fazer é trabalhar e botar nas mãos de Deus”, disse o piloto.
A próxima etapa da Fórmula Futuro será nos dias 13 e 14 de agosto no Autódromo de Interlagos em São Paulo (SP).