Nem em suas melhores expectativas o piloto mineiro Guilherme Silva (MemoryOne | FacilPc.com.br | Mymax), da equipe Hitech Racing Brasil, poderia imaginar que se sairia tão bem na primeira rodada do Campeonato Sul-Americano de F-3. Neste domingo, 27, o autódromo Velopark, em Nova Santa Rita - RS, recebeu a terceira e última etapa deste primeiro final de semana do ano.
Partindo da primeira posição da categoria principal, Silva fez uma boa largada e manteve-se na liderança de sua classe. À sua frente, porém, estava Bruno Bonifácio, da Light. O mineiro passou a impor um forte ritmo em busca de superar Bonifácio e, ao mesmo tempo, tentando se distanciar de Fabiano Machado, que vinha em terceiro. Com cinco voltas, porém, um acidente na curva um provocou a entrada do “safety-car”, que permaneceu apenas duas voltas na pista. A relargada foi dada com todo o pelotão realinhado. Silva novamente partiu para cima de Bonifácio e ambos se distanciaram do restante dos concorrentes. Na metade da prova, porém, em uma manobra de muito arrojo, Guilherme finalmente conseguiu superar seu concorrente e ficar com a primeira posição do grid geral. Daí por diante ele seguiu sem ser ameaçado até o final e recebeu a bandeirada de sua terceira vitória do final de semana.
A melhor volta da prova também foi estabelecida por Guilherme com o tempo de 50s834. Com esta marca ele estabeleceu o novo recorde do Velopark com cerca de 1,2 segundos mais rápido que o recorde anterior, de Pietro Fantin. “Sabíamos que o recorde seria batido, em razão dos novos pneus da Pirelli, mas de qualquer forma é mais uma alegria para a Hitech, que detinha o recorde anterior e agora é dona do novo”, ressaltou Rodrigo Contin, engenheiro chefe da Hitech Racing.
Para Guilherme, esta foi a prova mais difícil do final de semana. “Sem dúvida esta prova foi a mais difícil do final de semana. Apesar de termos tido a pista seca em todos os momentos, precisei dar o meu melhor para conseguir superar o Bonifácio. Os novos pneus deixam o carro muito mais aderente, mas, por outro lado, a direção fica extremamente pesada. Todos os pilotos terminaram a prova exaustos. Estou realmente muito feliz e, principalmente, por ter a certeza que conseguimos um carro competitivo tanto para a pista molhada como para pista seca”, encerrou o piloto mais jovem do Sul-Americano de F-3.