Neste sábado e domingo os motores irão roncar alto no Kartódromo Rubens Barrichello, na cidade de Palmas, capital do Tocantins. A pista, que no passado já sediou provas do Brasileiro e da Copa Brasil, é uma das mais completas da atualidade e conta com grande infraestrutura.
O desafio desta semana será a etapa única do Campeonato Tocantinense. A competição, que será supervisionada pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), reunirá as categorias Mirim e Cadete, F-150, F-400 e 125.
Somente poderão participar pilotos com cédula desportiva nacional emitida pela CBA, e a expectativa é de que mais de 30 pilotos participem das disputas.
Nos últimos anos o estado do Tocantins revelou importantes nomes do cenário automobilístico nacional. Felipe Fraga, João Vieira, Marco Túlio e Marcos Vieira são apenas alguns dos nomes que já se destacaram nas pistas do Brasil e do exterior e tiveram suas carreiras iniciadas neste kartódromo. João e Marcos, por sua vez, já confirmaram a participação nesta edição do Tocantinense.
Os campeões e vices de todas as categorias estarão automaticamente classificados para a Copa das Federações, evento organizado anualmente pela CBA e que, em 2013, terá a sua final disputada no Kartódromo Beto Carrero World, em Penha (SC), entre os dias 10 e 14 de dezembro.
O campeonato será realizado pela Federação de Automobilismo do Tocantins (FAT) e supervisionado por oficiais indicados pela própria CBA. A programação oficial terá início no sábado, às oito da manhã, com os treinos livres. Cada categoria terá duas sessões de 20 minutos para ajustar os equipamentos e se adequar ao traçado. As tomadas de tempo começam as 10:40 e as corridas classificatórias às duas da tarde. No domingo, então, os karts retomam para a pista para as corridas finais, que indicarão os campeões tocantinenses.
A entrada para o público será franca. O Kartódromo Rubens Barrichello está situado à Av. Teotônio Segurado, sem número, atrás do estádio Nilton Santos. Informações pelo e-mail fta.to@uol.com.br.