publicidade
05/05/2014 09:49

Rafael Câmara esteve muito perto da vitória na Cadete na abertura do Top Kart Brasil

Fonte: Quick Comunicação e Marketing


Foto: Flávio Quick

Rafael Câmara e Beto Monteiro


Terminou neste sábado (3) a primeira etapa do Top Kart Brasil. A competição, que tem a sua primeira edição em 2014, reuniu 163 pilotos no Kartódromo Brasil Kirin Arena, em Itu, marcando assim a abertura do campeonato com a prova nomeada como GP São Paulo.

O pernambucano Rafael Câmara foi um dos pilotos que compôs um dos mais expressivos grids da competição, na Cadete, que teve 27 competidores. Com atuações de destaque no Campeonato Paulista, Copa São Paulo Light e Copa Granja Viana, o piloto de oito anos chegou à Itu, realmente, com um dos fortes nomes para a disputa das vitórias.

Sob os cuidados da equipe Sabiá Racing e do mecânico João dos Santos, Rafael fez um trabalho muito planejado. Na quinta-feira foram disputados os treinos livres e a primeira determinação do time foi para que o piloto se adaptasse ao traçado. Na primeira sessão ele fez o18º tempo e, já na segunda, foi o segundo mais rápido com uma diferença de apenas dois décimos para o mais veloz.

A sexta-feira foi o dia mais movimentado desta edição do Top Kart Brasil. O dia começou com a tomada de tempos e, com a marca de 1m01s054, Câmara ficou com o sétimo tempo para a largada das corridas classificatórias. Ainda na manhã de sexta foram disputas estas duas corridas. Em provas muito disputadas, onde esteve sempre na briga pelo primeiro pelotão, Rafael terminou as corridas na quinta e na 11ª posição. Com este resultado o piloto somou 48 pontos, o que lhe rendeu, novamente, a sétima posição para o grid de largada da final.

No sábado, então, aconteceu a definição da primeira etapa do Top Kart Brasil. A prova aconteceu as 11 da manhã e, sob forte calor, Rafael fez uma grande largada, pulando ainda na primeira curva para a terceira posição e, depois, se mostrou muito seguro para assumir a segunda posição na sexta volta e a liderança na sétima.

Como já é costume na Cadete, que utiliza motores sorteados, a briga foi muito acirrada. O primeiro pelotão estava formado por nove karts e, em um pequeno deslize, um piloto poderia sair da ponta para o nono lugar. Rafael seguiu na ponta até a 14ª volta quando, então, acabou sendo ultrapassado e caiu para o quarto posto. Sem desanimar ele seguiu na busca pelo primeiro posto, mas, a duas voltas para o final, acabou sendo envolvido em um enrosco com outros concorrentes, saiu da pista, e só voltou na 12ª posição. De cabeça erguida o piloto seguiu até a bandeirada, que recebeu nesta mesma colocação.

"Foi uma pena o que aconteceu com Rafa. Ele vinha muito bem, liderou várias voltas e tinha tudo para ganhar. Faz parte da vida de um piloto e, realmente, o aprendizado e a experiência que ficam para a sua carreira são muito válidos. O campeonato foi um verdadeiro espetáculo e esperamos poder competir nas outras duas etapas", comentou Amaro Câmara, pai do piloto.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!