publicidade
13/06/2022 08:39

Novo traçado em sentido horário será uma das atrações do 2º Troféu Ayrton Senna


Foto: Arquivo do kartódromo

O Kartódromo Speed Park está pronto para receber a segunda edição do Troféu Ayrton Senna, evento que acontecerá neste final de semana, entre os dias 16 e 18 de junho. E com um novo traçado, para aumentar o desafio para os participantes do evento que homenageia o tricampeão mundial de Fórmula 1.

Uma das mudanças no traçado é o sentido. Enquanto na edição realizada em 2020 os pilotos correram no sentido anti-horário, desta vez será no sentido horário, mesmo sistema utilizado na maioria dos circuitos pelo mundo.

O novo traçado, batizado de Ímola, terá 1.214 metros e 11 curvas no total. Apesar de usar o nome do famoso circuito italiano que atualmente recebe o GP da Emilia Romagna de Fórmula 1, o traçado de ambos não é semelhante.

“Um dos motivos da mudança foi entregar um traçado inédito para os pilotos que correram na edição passada, além de privilegiar os pontos de ultrapassagem. Acredito que os pontos aumentaram com essa mudança. Além disso, o sentido horário é o mais comum e utilizado na maioria dos circuitos”, explicou Ruben Carrapatoso, coordenador técnico do Troféu Ayrton Senna.

Campeão mundial de kart em 1998, quando superou o bicampeão mundial de F1 Fernando Alonso, Ruben Carrapatoso também comentou a respeito de outra mudança realizada no traçado: a retirada da chicane na reta oposta, o que deve proporcionar um aumento de velocidade durante as provas nesta edição do Troféu Ayrton Senna.

“A pista terá um fluxo maior com a remoção da chicane que existia na reta oposta e com isso os pilotos conseguirão atingir velocidades mais altas. E é algo que dá um pouco mais de emoção também”, completou Ruben Carrapatoso.

A 2ª edição do Troféu Ayrton Senna terá motores iguais e sorteados para todos os participantes das categorias do evento, com a exceção das categorias Graduados, KZ e KZ Sênior, que correrão com motores próprios. As demais utilizarão motores fornecidos pela mineira RBC Preparações.

A organização dividiu as provas em eliminatórias e finais para as 16 categorias inscritas no Troféu Ayrton Senna. As categorias confirmadas são Mirim, Cadete, F4 Júnior, F4 Graduado, F4 Sênior, F4 Super Sênior, F4 Super Sênior Master, OK, OK Júnior, Sênior A, Sprinter Novatos, Sprinter B, Super Sênior, Super Sênior Master, KZ e KZ Sênior.

Além dos pódios finais, o Troféu Ayrton Senna vai premiar o piloto que ultrapassou mais adversários na corrida e o que teve a pole-position com maior vantagem em relação ao segundo colocado, entre todas as categorias.

O evento oferece a estrutura do Speed Park Kartódromo Internacional, um dos mais completos da América Latina, para os participantes. Para participação na corrida, os pilotos terão de adquirir um Kit Prova, que inclui um ou dois jogos de pneus (de acordo com cada categoria), combustível e taxas para uso da pista em treinos livres. Os valores do Kit Prova variam de R$ 1.500,00 a R$ 3.000,00, e podem ser consultados no site oficial.

O Troféu Ayrton Senna tem a chancela do Senna Brands e organização de 2Points e Speed Park.

Fonte: On Board Sports

  • Não há comentários cadastrados até o momento!