A temporada de 2020 vai ter início para o piloto Pedro Aizza
(Promax Bardahl / GM Motorsport / Thunder Technology) nesta semana. Entre
terça-feira e sábado (21 a 25), o piloto curitibano, de 14 anos, disputará o 1º
Troféu Ayrton Senna, no Kartódromo Internacional de Birigui, no interior de São
Paulo. A prova marcará a estreia de Aizza na Graduados B.
“A Graduados para mim é a principal categoria do kart.
Não é a que mais ensina para sair da modalidade, mas é a que mais nos amadurece
como pilotos, na forma de definir as estratégias. Ainda não é a última do kart,
mas com certeza a que mais me fará crescer como atleta. É onde tem os melhores
kartistas, muito disputada e rápida. Desde pequeno a gente olha para os
graduados como os professores. Sempre que temos dúvidas, são eles que
assistimos correndo para aprender”, conta Pedro Aizza.
O piloto Promax Bardahl já está há duas semanas em Birigui.
Sua rotina foi resumida a treinar durante todo o dia e dormir cedo, para
descansar, além de fazer boas refeições. “Se o piloto não estiver 100%, é
difícil de aguentar o ritmo”, comenta Aizza.
“A expectativa é muito boa. Costumamos dizer no kart que
o primeiro ano da categoria é quando mais temos que aprender. Não tem pressão
para vencer corridas, por isso o peso nas costas para competir é menor. Mesmo
assim, quero chegar com tudo e mostrar serviço. Estou treinando bastante na
pista e temos muito que aprender ainda, minha equipe e eu, porque aqui será o
palco do Brasileiro e Mundial em 2020. Espero fazer ótimas corridas, porque me
adaptei bem e estou com ótimos equipamentos”, completa.
Os pilotos tiveram o primeiro dia de treinamentos nesta
terça-feira, com quatro treinos livres, mesma quantidade de treinos da
quarta-feira (22). Na quinta-feira (23), às 19h25min, está prevista a tomada de
tempos para os pilotos da Graduados, que terão na sexta-feira (24) as duas
provas classificatórias, às 16h30min e 19h50min. A decisão da categoria será no
sábado, às 19h05min.
'Birigui é um local muito quente, o que exige ótima
preparação física dos pilotos. As zebras são bem altas no circuito, ou seja,
este é outro ponto que nos dificulta fisicamente. Diferentemente da maioria das
pistas que temos no Brasil, no Kartódromo Internacional Birigui o centro de
gravidade se concentra no lado direito, enquanto nós pilotos estamos mais
acostumados com o lado oposto. É um traçado complicado e dolorido, mas estamos
nos virando com as possibilidades', finaliza Pedro Aizza.