Está se aproximando o início de um novo projeto do Portal
Kart Motor, que dará seu primeiro passo no dia 14 de março quando será
realizada a etapa de abertura da Copa SPR Light, um dos mais importantes
campeonatos de nível estadual do kartismo brasileiro.
Falamos do 1º Troféu Kart Motor, criado para classificar,
reconhecer e premiar os melhores pilotos de cada temporada em nosso esporte.
Para chegar ao melhor piloto do ano em 16 categorias serão utilizados os
principais campeonatos do Brasil, divididos em “nacionais” e “estaduais”.
O Troféu Kart Motor utilizará exclusivamente o critério de
pontuação para chegar a seu vencedor e, assim, os eventos considerados “nacionais”
oferecerão 20 pontos (do 1º ao 20º), enquanto os “estaduais” atribuirão 10
pontos (do 1º ao 10º). Além disso, serão acrescidos tantos pontos quantos forem
os participantes inscritos em cada uma das categorias. Então, por exemplo, o
campeão brasileiro de uma categoria com 30 pilotos somará 50 pontos – 20 + 30.
A tomada de tempos de cada um destes eventos também
atribuirá pontos, neste caso 2 para os “nacionais” – do 1º ao 20º – e 1 para os
“estaduais” – do 1º ao 10º.
Vão participar as categorias Mirim, Cadete, Júnior Menor,
Júnior, Novatos, Graduados, Sênior B, Sênior A, Super Sênior, Super Sênior
Master, KZ Graduados, KZ Sênior, F4 Graduados, F4 Sênior, F4 Super Sênior e F4
Super Sênior Master, cujos pilotos pontuarão no Sul-Americano Codasur, Brasileiro,
Brasileiro Rotax, Copa Brasil e Campeonato Sul-Brasileiro – os “nacionais” – e na
1ª etapa da Copa SPR Light, 4ª etapa da Copa Speed Park (Open do Brasileiro), 4ª
etapa da Copa KGV (exclusivo para as categorias F4), 7ª etapa da Copa São Paulo
Granja Viana (exclusivo para a categoria KZ) e 9ª etapa da Copa São Paulo Light
– os “estaduais”.
A novidade em relação à notícia publicada no início de
fevereiro é a inclusão do Open do Brasileiro (ou 4ª etapa da Copa Speed Park) na
lista das competições válidas para o Troféu Kart Motor e, por consequência, a
publicação de um novo regulamento para o projeto, agora mais esmiuçado e
explicado. Desta forma, pedimos aos leitores que desconsiderem o regulamento
antes postado e façam o download da nova versão.
Para que a disputa pelo 1º Troféu Kart Motor aconteça da
forma mais transparente possível, além da adoção do critério de pontuação será
criado um site para que os kartistas possam acompanhar o desenrolar desta disputa
evento a evento.