Depois de uma pausa de três anos, o Portal Kart Motor volta
a promover o TROFÉU KART MOTOR – RANKING BRASILEIRO DE PILOTOS DE KART. Lançada
em 2020 e retomada em 2024, a iniciativa tem como objetivo reconhecer e premiar
os melhores pilotos de kart do Brasil.
Assim, ao lançarmos o 2º TROFÉU KART MOTOR – RANKING
BRASILEIRO DE PILOTOS DE KART, os pilotos vão participar de um “novo
campeonato” de caráter nacional.
Este “campeonato”, o TROFÉU KART MOTOR, será composto pelos
módulos “Nacionais” e “Estaduais”, cada um deles com pontuação específica de
acordo com seu “peso” e importância, em pontos. Os eventos que se enquadram no
módulo “Nacionais” são os Campeonatos Brasileiro, Brasileiro Rotax,
Sul-Brasileiro e Copa Brasil.
Os eventos do módulo “Estaduais”, por sua vez, serão a Copa
São Paulo Light, Copa São Paulo Granja Viana, Open da Copa Brasil, Open do
Campeonato Brasileiro Grupo 1, Open do Campeonato Brasileiro Grupo 2 e Campeonato
Paranaense Light e o Circuito Paulista, os dois últimos por também serem
preparatórios para o Brasileiro.
No final do ano, depois de computados os pontos obtidos – e
considerados os descartes regulamentares –, o vencedor de cada categoria
receberá o TROFÉU KART MOTOR, criado pela parceira Zanoello de forma especial e exclusiva para esta premiação.
Estão aptos a participar os pilotos das categorias Mirim,
Cadete, Júnior Menor, Júnior, Novatos, Graduados, Sênior AM, Sênior Pro, Super
Sênior, Super Sênior Master, Sênior 60+, KZ Graduados, KZ Sênior, KZ Super
Sênior, F4 Júnior, F4 Graduados, F4 Sênior, F4 Super Sênior, F4 Super Sênior Master e F4
Sênior 60+.
O vencedor em cada categoria será conhecido através de um
exclusivo sistema de pontuação e NÃO POR VOTAÇÃO. Nos “Nacionais” a pontuação
será atribuída aos 10 primeiros colocados, de 20 até 11 pontos.
Nos “Estaduais” os 10 primeiros serão pontuados, de 10 pontos
até 1. No caso de competições com mais de uma etapa, a pontuação será atribuída
uma única vez, de acordo com o critério de pontuação do TROFÉU KART MOTOR, mas
através da média pontos / etapa disputada pelo piloto (por exemplo, 230 pontos somados
pelo piloto em 8 etapas disputadas = 28,75 pontos).
Entretanto, a pontuação não se resume apenas a isso. De
acordo com a quantidade de competidores em cada categoria, o vencedor de cada
evento eleito para integrar a disputa do TROFÉU KART MOTOR ganhará pontos
extras. Assim, por exemplo, o campeão brasileiro de uma categoria que tenha 28
inscritos somará 20 + 28, o segundo soma 19 + 28 e assim sucessivamente. Em uma
competição estadual o critério é o mesmo: 10 + 28 para o vencedor da etapa, 9 +
28 para o segundo e assim por diante.
Além destes pontos, a tomada de tempos igualmente atribuirá
pontos, na verdade 10% dos pontos que cada evento do TROFÉU KART MOTOR oferece,
ou seja, 2 pontos nos “Nacionais” e 1 ponto nos “Estaduais”, também atribuídos
de forma decrescente – no mesmo critério para eventos com mais de uma etapa (2
– 1,9 – 1,8 – 1,7 etc. nos nacionais e 1 – 0,9 – 0,8 – 0,7 etc. nos estaduais).
A entrega do TROFÉU KART MOTOR será realizada em cerimônia
específica, em local e data a serem anunciados em momento oportuno. O
regulamento completo será divulgado nos próximos dias.
A primeira edição do TROFÉU KART MOTOR teve como vencedores
os pilotos Raphael Gebara (Mirim), Yuri Morelli (Cadete), Eduardo Araújo
(Júnior Menor), Lucas Mendes (Júnior), Lucas Fecury (Novatos), Pedro Aizza
(Graduados), Tiago Barrancos (Sênior B), Danillo Ramalho (Sênior A), Carlos
Saderi (Super Sênior), Munir Aboissa (Super Sênior Master), Gaetano Di Mauro
(KZ Graduados), Daniel Claudino (KZ Sênior), Rafael Prada (F4 Graduados), Dado
Salau (F4 Sênior), César Santos (F4 Super Sênior) e Antônio Jorge Neto (F4
Super Sênior Master).