A 6ª etapa do Campeonato Nacional do Uruguai, prevista para os dias 10 e 11 de setembro, foi cancelada. A razão foi uma inspeção da Federação Uruguaia de Karting (FUK) realizada ontem (31), que comprovou que os requerimentos de infraestrutura e segurança da pista que receberia a etapa não seguiam o que havia sido acordado anteriormente.
A prova seria realizada pelo Clube Douglas Gilles em um circuito urbano, mas em razão da falta dos pré-requisitos, a FUK, por unanimidade de votos do Conselho Diretivo, optou pelo cancelamento do GP de Colônia, assim batizada a prova.
E, em virtude desse cancelamento, “atentos às datas disponíveis e buscando gerar o menor dano possível a pilotos e equipes”, os dirigentes da FUK reformularam o calendário 2011 do Nacional do Uruguai, ficando assim:
6ª etapa – 22 e 23 de outubro – San José
7ª etapa – 12 e 13 de novembro – El Pinar
8ª etapa – 17 e 18 de dezembro – San José.
Para terminar, a mesma FUK já fez uma inspeção para verificar as obras de recuperação do Kartódromo Luis Serra, na cidade de San José, que receberá a 6ª etapa. Os dirigentes comprovaram que o reasfaltamento da pista terminará esta semana e em seguida começarão os trabalhos de adequação da infraestrutura.
Guardadas as proporções – e reconhecendo o valor do trabalho que está sendo realizado atualmente no Brasil – isto certamente é um belo exemplo para nossos dirigentes.
Sempre que um kartódromo não oferecer as condições mínimas para receber uma competição – vide Goiânia em 2009 e Interlagos, em bem menor grau, este ano – que o evento seja, pelo menos, levado para outra pista. E com a antecedência devida, buscando gerar o menor dano possível a pilotos e equipes, como bem salientaram os dirigentes uruguaios, que, por sinal, devem ser parabenizados.