A temporada de 2005 do Campeonato Paulista Light de Kart chega ao fim neste sábado (3/12) prometendo grids cheios e muita competitividade na disputa da rodada dupla de encerramento da competição, que será realizada no Kartódromo de Aldeia da Serra, na Grande São Paulo. Devido ao sistema de pontuação adotado pelo torneio – que prevê o descarte de três resultados por cada piloto – somente a categoria Sprinter B já tem seu campeão (o carioca Henrique Lambert), e a disputa pelo título continua aberta nas cinco outras categorias que compõem o estadual.
Em todas elas, por coincidência, três pilotos mantêm chances matemáticas de sagrar-se campeão e a expectativa é de que todos corram pensando na vitória e nos 46 pontos que estão em jogo nas duas corridas do próximo sábado. “Pelo menos na minha categoria, a disputa está aberta e a vitória será meio caminho para o título”, explicou o paulista radicado em Florianópolis, Henrique Martins (Grupo Agrenco / Terlogs), da categoria Júnior. “Os três primeiros certamente correrão pensando em fazer o maior número de pontos para o campeonato, mas o grande objetivo será mesmo o de vencer e de evitar surpresas”, completou o piloto, que ganhou duas provas neste ano.
Henrique ocupa a terceira colocação na pontuação válida até o momento, mas é o líder se antecipados os dois descartes que ainda restam. Com 206 pontos somados, ele se mantém assim ao desprezar os dois piores resultados obtidos nas primeiras três rodadas duplas já realizadas. O mesmo já não acontece com Victor Carbone – que cai de 226 para 203 – e com Giancarlo Vilarinho – que passa de 219 para 186. Apesar da relativa vantagem, Henrique sabe que será preciso completar as duas provas bem colocado para chegar ao título. “O campeonato só deve se decidir mesmo na última bateria, porque a diferença entre nós é pequena e diversas combinações matemáticas que podem decidir o campeão”, completou.
Nas demais categorias a disputa também é franca. Na categoria Cadete – Copa Paulista RBC, brigam pelo título Maurinho Custódio (30 pontos), Matheus Chequer (27) e Lu Kachan (25). Na Sprinter A, Eduardo Leite (226) lidera e decidirá o campeonato contra Douglas Hiar (223) e Dennis Dirani (200). Na Master B, Amorim Jr. (236), Marinho Santos (217) e Eduardo Porto (216) são os candidatos ao título. Finalmente, na Master A, Fernando Croce (221), Carlos Quintal (220) e Fábio Gomide (180) chegam à rodada final ainda no páreo.