Um excelente quinto lugar na categoria Sudam Júnior foi o saldo positivo da participação do paulista Victor Carbone (Nevoni) no Campeonato Pan-Americano de Kart, que reuniu pilotos de toda a América do Sul, representando nove países, no Kartódromo dos Ingleses, em Florianópolis (SC) na última semana.
Carbone teve belas atuações em todas as vezes que foi à pista, seja em treinos oficiais, tomadas de tempo, provas classificatórias e nas provas finais.
Victor Carbone aproveitou bem os treinos oficiais que teve e conseguiu um bom acerto para seu equipamento. Na tomada de tempos, ele obteve o sexto lugar entre 19 pilotos que competiam pelo título máximo do kartismo da América do Sul, posição em que largaria nas três provas classificatórias que teria pela frente.
Com boa atuação e muita regularidade nas classificatórias, Victor Carbone garantiu o quinto lugar no grid de largada da Pré Final. “Acho que foi um resultado bem interessante. Considerando que as classificatórias eram provas que atribuíam pontos negativos aos pilotos, fiquei bastante feliz com minha regularidade. Alguns pilotos que chegaram na minha frente em uma prova acabaram largando atrás de mim na Pré Final justamente por terem ido mal em outras”, explicou Carbone.
E novamente a regularidade foi a marca de Victor Carbone nas provas finais. Um quinto lugar na Pré Final, que lhe deu a mesma posição de largada na Final, já serviu para manter o astral do piloto Nevoni em alta. “Gostei desta posição, pois além de ter andado bem, vou novamente largar por dentro na Final, o que é muito importante aqui em Florianópolis”, salientou o piloto, explicando que normalmente largar por fora nesta pista é sinônimo de desvantagem, em razão do raio longo que a primeira curva do circuito tem. Nesta situação, os pilotos que largam por fora ficam na sujeira e acabam perdendo várias posições.
Na Final, Victor Carbone fez o que pôde. Mostrando muita garra, ele se manteve na quinta posição até o final, mesmo sofrendo pressão de alguns adversários, dos quais mais tarde se distanciaria. Porém, não foi possível para ele lutar diretamente pela liderança da competição. “Perdi um pouco de tempo para me livrar da pressão. Além disto, os quatro primeiros colocados estavam com um equipamento muito bom e eram realmente bastante rápidos. Mas estou muito contente com o balanço final”, finalizou.