O paulista Victor Franzoni acertou com a Koiranen Motorsport para correr na Fórmula Renault Alps, categoria de base que percorrerá vários países europeus em calendário de sete rodadas duplas e será aberta neste fim de semana em Monza, na Itália. Revelação da Fórmula Futuro Fiat, na qual se tornou aos 15 anos o piloto mais jovem a vencer uma prova válida por campeonato brasileiro, Franzoni deveria disputar a Fórmula Renault Eurocup, mas mudou de ideia depois dos testes de pré-temporada.
Franzoni despontou ao ganhar uma etapa da escolinha idealizada por Felipe Massa em Interlagos em 2011. Com a carreira conduzida pela Novac Business, empresa comandada pelo ex-piloto Guto Negrão, chegou a treinar pela equipe Cram, mas desistiu quando o time italiano não conseguiu fechar o segundo carro na Eurocup. "Tudo fica muito mais difícil sem um companheiro com quem trocar informações", justifica. Esse problema não existirá na Koiranen Motorsport: a atual campeã de equipes inscreveu sete pilotos, entre eles o brasiliense Gustavo Lima.
Os meninos do Brasil são uma nova esperança de que o País não deixe morrer a longa tradição de presença na Fórmula 1. Os quatro representantes do País na série - o mineiro Guilherme Silva, campeão da Fórmula Futuro em 2011, assinou com a Interwetten e o paraense Felipe Fraga defenderá a Tech 1 Racing - escolheram a categoria que revelou o último brasileiro a colher resultados importantes na F1. Foi na Fórmula Renault italiana europeia que Felipe Massa se revelou ao automobilismo mundial em 2000. Todos são menores de idade: Silva, o mais velho, tem 17 anos, um a mais que Franzoni e Fraga. O caçula Lima tem somente 15.
Enquanto diversas modalidades de monopostos no continente sofrem com os grids minguados, a Fórmula Renault Alps dará a largada com 32 carros. "A maior diferença para a Eurocup são as pistas. O resto é tudo praticamente igual", conta Franzoni, que vai acelerar um carro com motor de 210 cavalos de potência equipado com pneus Michelin. Na terça-feira, autorizado pela organização, ele fez o "shakedown" na pista de Barcelona. "Só completei uma volta, porque o extintor estourou, mas o objetivo era esse mesmo, apenas checar se tudo estava funcionando no carro", explica.
Além da Fórmula Renault Alps, Franzoni tem a expectativa de fazer quatro provas da Eurocup. "A meta para este ano é tentar ganhar corridas e terminar o campeonato entre os cinco primeiros. Esse já seria um bom resultado, porque tem um pessoal aqui com bastante experiência, alguns até com três anos na categoria. Se tudo der certo, aí vamos tentar a temporada inteira da Eurocup em 2012", explica Franzoni, que espera concluir o curso técnico de Mecatrônica que faz em Santo André. "Vou fazer as provas finais no fim do ano e completar o ciclo. A partir da próxima temporada, vou me dedicar apenas ao automobilismo."
As atividades de pista serão abertas na sexta-feira com a realização de três sessões de treinos livres de uma hora. No sábado, a tomada classificatória definirá as posições de largada da primeira etapa, marcada para o mesmo dia com a duração de 25 minutos mais uma volta, e da prova de complemento do programa no domingo, com igual distância. O grid da corrida 2 será formado de acordo com a segunda melhor volta de cada piloto no qualifying.