O paulista Victor Franzoni reconheceu que a estreia na Fórmula Renault Alps na rodada dupla do final de semana em Monza foi mais difícil que o esperado. Sem confirmar no treino classificatório o excelente desempenho dos ensaios livres, quando estabeleceu o 3º tempo entre os 32 pilotos da categoria, Franzoni saiu apenas em 19º na primeira etapa, abandonou a prova depois de envolvido numa batida múltipla e terminou em 16º na segunda corrida. O russo Daniil Kvyat, seu companheiro na Koiranen Motorsport, conquistou duas vitórias e disparou na liderança do campeonato com 53 pontos.
Franzoni saiu em branco do tradicional e veloz autódromo italiano, a exemplo de dois outros brasileiros, o paraense Felipe Fraga (Tech 1 Racing) e o brasiliense Gustavo Lima - este integrante também da legião de sete pilotos da Koiranen Motorsport. O melhor desempenho foi do mineiro Guilherme Silva, da Interwetten. O atual campeão da Fórmula Futuro Fiat anotou um 7º e um 6º lugares, somando 14 pontos e assumindo a 7ª colocação na classificação geral. "Não foi o começo que a gente imaginava, mas deu para aprender bastante", consolou-se Franzoni, que em 2011 - aos 15 anos - se tornou o mais jovem ganhador de uma prova válida por campeonato brasileiro na Fórmula Futuro Fiat.
Na avaliação de Franzoni, o balanço da passagem por Monza mostrou em todas as cores que os treinos classificatórios são fundamentais para um bom resultado nas corridas - e a Fórmula Renault Alps tem um formato diferenciado, já que uma única sessão determina o grid das duas provas. A ordem de largada da segunda é definida pela segunda melhor volta de cada piloto no qualifying. "As provas são muito disputadas e com grande número de carros. Se você não larga na frente, fica travado no tráfego e não consegue avançar", explicou. "Por isso, a partir da próxima etapa, vamos trabalhar com o objetivo de sair no máximo até a terceira fila", avisou.
A Koiranen Motorsport inscreveu o maior número de carros - sete - do campeonato, em parte graças ao prestígio adquirido com o título de equipes do ano passado. Apesar do "gigantismo" da organização, Franzoni disse que a boa organização interna impede que um piloto receba cuidados preferenciais. "O tratamento é igual para todos, tem muita gente trabalhando na equipe. E o mais importante é que a telemetria fica à disposição de todos. Tive acesso às informações do Kvyat, por exemplo. Ele já tem mais experiência com este carro e em corridas. Por isso, é capaz de virar rápido imediatamente com os pneus novos ainda frios", concluiu.
A classificação da Fórmula Renault Alps é esta:
1 - Daniil Kvyat (Rússia), Koiranen Motorsport, 53 pontos
2 - Paul-Loup Chatin (França), Tech 1 Racing, 34
3 - Norman Nato (França), RC, 22
4 - Melville McKee (Inglaterra), Interwetten, 18
5 - William Vermont (França), Arta Engineering, 15
6 - Esteban Ocon (França), Koiranen Motorsport, 14
7 - Guilherme Silva (Brasil, Interwetten, 14
8 - Oscar Tunjo (Colombia), Tech 1 Racing, 12
9 - Simone Iaquinta (Itália), Team Torino Motorsport, 8
10 - Roman Mavlanov (Rússia), Tech 1 Racing, 6