Um vitória, um terceiro lugar, duas melhores voltas e algumas das ultrapassagens que certamente estarão no videoteipe dos melhores momentos da temporada. Foi assim - mostrando novamente todo o seu potencial de grande revelação da temporada 2011 da Fórmula Futuro -, que o paulista Victor Franzoni encerrou neste domingo sua participação na quinta e penúltima rodada dupla do campeonato.
Vencedor da etapa de sábado, Victor partiu da oitava posição neste domingo em razão da inversão do grid, e assim como no dia anterior foi o piloto que mais fez ultrapassagens durante a corrida. Depois de superar o carioca Luir Miranda, com quem travou o duelo mais empolgante do dia, o paulista teve pista livre para acelerar e estabeleceu seguidas vezes a melhor volta da prova.
"O fim de semana começou mal, mas terminou ótimo para mim. A terceira colocação de hoje foi difícil, muito disputada, mas os objetivos de voltar a vencer e de ser o piloto a marcar o maior número de pontos na rodada foi obtido. Esta acabou sendo a etapa mais positiva do ano para mim, até mesmo em relação a Interlagos, quando ganhei minha primeira corrida na categoria", lembrou.
A corrida deste domingo em Curitiba foi disputada sob um clima tipicamente curitibano, com temperaturas baixas e céu encoberto. Chegou a garoar durante a prova, mas a quantidade de água não chegou a atrapalhar os pilotos.
"Durante a prova cheguei a ver alguns pingos na viseira do capacete, mas nada que tenha alterado as condições da pista. Esse clima normalmente significa uma pista mais fria, e com o acerto do carro de hoje isso significou uma condição um pouco mais escorregadia. Mas nada que nos obrigasse a alterar o traçado ou o estilo de pilotagem”, revela.
Aos 15 anos de idade e ainda na posição de "caçulinha" da turma da Fórmula Futuro, Franzoni voltou a deixar sua marca na categoria com belas ultrapassagens. A terceira posição rendeu a ele 10 pontos a mais no campeonato, que o ajudaram a manter a quarta posição na tabela de classificação.
Victor tem agora 72 pontos e está empatado com Guilherme Salas na classificação geral. A liderança voltou às mãos de Jonathan Louis, vencedor da corrida deste domingo, que soma 106. Ao abandonar a décima etapa, Guilherme Silva caiu para a vice-liderança, com 97 e Luir Miranda segue em terceiro na tabela com 94.
Experiência na Europa - Ainda neste domingo, Victor Franzoni viajou para a Itália para conhecer de perto a Fórmula Renault 2.0, categoria que pode vir a disputar em 2012. Na próxima quarta-feira, ele fará um dia de testes no circuito de Franciacorta com a equipe Cram, e em seguida viaja para a Espanha para acompanhar a etapa final do campeonato europeu da categoria. Na segunda-feira, Franzoni participa, também, dos treinos coletivos da categoria em Barcelona, destinados aos estreantes que pretendem competir na categoria no ano seguinte.
Veja como ficou o campeonato da F-Futuro após dez etapas:
1- Jonathan Louis, 106 pontos
2- Guilherme Silva, 97
3- Luir Miranda, 94
4- Victor Franzoni e Guilherme Salas, 72
6- Eduardo Banzoli, 64
7- Felipe Donato, 56
8- Lucas de La Vega, 43
9- Johilton Pavlak, 31
10- Ricardo Landucci, 18
11- André Pedralli, 16