Depois da estreia abaixo do esperado no mês passado em Motorland Aragón (Espanha), onde passou em branco na rodada dupla inaugural da temporada, o paulista Victor Franzoni (Novac Sports) buscará neste fim de semana os primeiros pontos na Fórmula Renault Eurocup.
E o palco da terceira e quarta etapas não poderia ser mais significativo para o piloto da Koiranen Motorsport, já que na mesma pista belga de Spa-Francorchamps sofreu um sério acidente que o deixou fora do calendário da Fórmula Renault Alps por três meses no ano passado. Debaixo de chuva intensa e visibilidade reduzida, Franzoni bateu a cerca de 200 km/h, capotou e machucou a perna direita.
No reencontro com o veloz circuito, dos mais tradicionais do automobilismo internacional, Franzoni garantiu que as lembranças ficaram para trás e foram definitivamente enterradas em Motorland Aragón. "A chuva estava ainda mais forte e não se enxergava nada. Confesso que fiquei um pouco preocupado nas primeiras voltas, mas logo tudo voltou ao normal. Aqui não haverá problema", ressalvou.
Franzoni chegou ao autódromo na companhia de Paulo Carcasci, consultor-técnico da Novac Sports, empresa comandada pelo ex-piloto Guto Negrão e responsável pelo gerenciamento de sua carreira. Aos 17 anos e em sua segunda experiência na Europa, Franzoni reconheceu que os resultados na Espanha não corresponderam às suas expectativas. "Cometi alguns erros nas tomadas de tempo e isso custou caro", diz. Mas ele acredita que a sorte poderá mudar na Bélgica. "Dentro da normalidade, acho que poderei largar entre os 10 nas duas corridas. É uma meta viável e um resultado aceitável, já que há 42 carros inscritos", lembrou.
Além de Franzoni, o mais jovem vencedor de uma prova válida por campeonato brasileiro (ganhou uma etapa da Fórmula Futuro em 20111, ainda aos 15 anos), o Brasil estará representado pelo mineiro Guilherme Silva, seu companheiro na equipe finlandesa, e o paulista Bruno Bonifácio, da italiana Prema Powerteam.
Por causa da neblina densa e da chuva torrencial, as atividades de pista foram abertas hoje com uma hora de atraso. O inglês Jake Dennis foi o mais rápido da primeira sessão, enquanto Franzoni foi o 20º, Bonifácio o 12º e Silva fechou o Top 10. Amanhã, depois da sessão classificatória de 15 minutos para cada um dos dois grupos, a terceira etapa tem largada prevista para as 7h45, com 25 minutos e mais uma volta de duração. Domingo, complementando a programação, a quarta etapa começará às 8h15, depois da segunda sessão classificatória e com a mesma distância.
Imbatível em Motorland Aragón, onde surpreendeu com a conquista das duas baterias, o francês Mathieu Vaxiviere (Tech 1) lidera com 50 pontos e já abriu grande vantagem sobre o segundo colocado, o compatriota Esteban Ocon (ART), que soma 26.