Ainda que muito relacionado à velocidade, o kartista gaúcho Victor Hugo Matzenbacker teve um compromisso diferente no último final de semana. No Autódromo Internacional de Tarumã, em Viamão (RS), ele teve seu primeiro contato com o automobilismo, participando da seletiva para a Fórmula Júnior 2013.
Piloto de Passo Fundo (RS), Victor Hugo participou de uma série de atividades – teóricas e práticas – e saiu extremamente satisfeito com sua “estreia” no automobilismo. “É diferente do kart em diversos sentidos, mas foi uma experiência incrível”, disse o piloto, que do primeiro ao último treino que fez baixou em mais de 8 segundos seu tempo de volta.
Dentre as atividades propostas nesta seletiva estavam aulas teóricas de pilotagem, aulas práticas com instrutor e individuais, além de treinos também individuais e coletivos. “Gostei demais de ter participado desta seletiva, recebemos um cuidado muito grande com a segurança e com nossa alimentação e tivemos à disposição uma equipe técnica extremamente competente e profissional”, avalia e elogia Matzenbacker.
A proposta da Fórmula Júnior é oferecer aos kartistas da categoria “top” e que hoje estão no limite dentro do esporte – onde Victor Hugo se enquadra nos dois casos –, uma oportunidade de dar sequência à carreira sem ter que dar o salto financeiro maior em direção a Fórmula 3. “A Fórmula Júnior terá custos por etapa bem aproximados em relação ao kart e isto nos possibilitará dar a correta sequência à carreira do Victor Hugo”, aponta André Matzenbacker, pai do piloto. “É claro que nos será necessário buscar o apoio de patrocinadores para esta nova jornada, mas a Fórmula Júnior será uma categoria que terá muita visibilidade”, continua.
Atualmente piloto da categoria Graduados no kart – no próximo final de semana ele disputa a final do Campeonato Sul-Brasileiro em Farroupilha (RS) –, Victor Hugo vê a Fórmula Júnior como seu próximo passo dentro da carreira. “É uma categoria promissora. Quero seguir carreira no automobilismo e estou chegando ao tempo máximo dentro do kart. Gostei muito da Fórmula Júnior e vejo esta categoria como uma ótima opção, com a relação custo x benefício muito interessante. Espero poder estar presente no grid da categoria em 2013”, finaliza.