Após alguns anos no kart, onde construiu uma carreira vitoriosa, o paulista Vitor Baptista, de apenas 16 anos, vem fazendo uma temporada impecável em sua estreia nos monopostos. Depois de duas vitórias na Fórmula 3 Brasil Light, em Tarumã (RS), na semana passada, neste sábado (12) e domingo (13) o piloto da equipe Cesário F3 subiu ao lugar mais alto do pódio outras duas vezes, desta vez em outro circuito gaúcho, em Santa Cruz do Sul. Com os resultados, Baptista soma quatro vitórias e lidera a temporada da Light com 60 pontos, 30 de vantagem para o vice-líder (Alexandre Doretto).
Na primeira prova da rodada dupla, no sábado, o piloto partiu do final do grid após o carro morrer na largada, mas logo nas primeiras voltas já aparecia entre os três primeiros, liderando a categoria Light. Ao final da disputa, mais uma vitória na sua categoria, cruzando a linha de chegada em quarto no geral.
Neste domingo, a vitória teve um sabor ainda mais especial. Com os seis primeiros na bateria inicial largando em posições invertidas, Vitor partiu do terceiro posto, mas já fechou a primeira volta em primeiro no geral. Chegou a cair para segundo, mas retomou a liderança para conquistar uma vitória com V maiúsculo, chegando à frente do companheiro de equipe Pedro Piquet, que corre na categoria principal e havia vencido todas as provas no geral até aqui.
"Assumi a liderança logo na primeira volta. Depois um dos carros da A me passou, mas eu consegui superá-lo numa relargada, após o último Safety Car (a prova teve a intervenção do carro de segurança em três oportunidades). Nas voltas finais, segurei os ataques do Pedro Piquet e venci. Foi difícil, pois como o pacote aerodinâmico dos carros da categoria A é superior, ele chegava muito perto nas curvas, mas eu conseguia abrir bem nas retas e ai tinha de ficar de olho nas freadas", contou Vitor, que pilota o carro #21.
O piloto também comentou sobre a prova de sábado. "Ontem, na volta de apresentação, um carro que estava a minha frente parou e eu deixei meu carro morrer e acabei largando em último. Mas consegui largar bem, fiz algumas ultrapassagens e logo cheguei em terceiro no geral e na liderança da Light. No finalzinho, acabei escapando e cai pra quarto no geral. Ainda estava me familiarizando com a pista, mas gostei bastante do circuito", explicou.
O próximo desafio do piloto será no dia 4 de maio, em Brasília (DF). Depois de duas etapas e quatro provas, o saldo não poderia ser melhor. "Estou muito feliz. Não só pelas vitórias, mas também por estar conseguindo andar sempre entre os pilotos da categoria principal", finalizou Baptista.
Classificação da F-3 Light (Top-5):
1. Vitor Baptista 60 pontos
2. Alexandre Doretto 30
3. Matheus Leist 24
4. Maurício Auricchio 19
5. Matheus Iorio 16