O paulista Vitor Baptista, de 16 anos, conquistou mais duas vitórias neste final de semana na F-3 Brasil Light. O piloto da Cesário F3 mostrou ritmo forte nas duas baterias da 4ª etapa da competição, realizada no autódromo José Carlos Pace, em Interlagos (SP). No sábado (24), Baptista ainda foi o segundo na classificação geral, ficando atrás apenas do vencedor Lukas Moraes, da categoria A. Neste domingo (25), o paulista liderou a maior parte da prova, mas a dois minutos do final pegou óleo na pista e foi superado por Renan Guerra, que cruzou a linha de chegada na frente, também com um carro da categoria A, que conta com um pacote aerodinâmico superior ao da Light.
Com os resultados, Baptista ampliou ainda mais sua vantagem na liderança da Light. São oito vitórias, em oito provas e 120 pontos no campeonato, contra 51 do vice-líder Victor Miranda.
As duas provas em Interlagos foram realizadas com pista molhada e tiveram início com o Safety Car. No sábado, Vitor largou em terceiro no geral e na pole da Light. Assim que o carro de segurança deixou a pista, ele conseguiu uma ultrapassagem por fora ao final da reta dos boxes, mostrando grande habilidade para segurar o carro e assumiu a segunda posição no geral. E seguiu sem ser ameaçado até o final.
No domingo, com os seis primeiros da corrida 1 largando em posições invertidas, Vitor saiu do quinto lugar. Quando o Safety Car saiu, o piloto pulou pra segundo e ainda na mesma volta assumiu a liderança. O piloto se manteve em primeiro até dois minutos do final, quando pegou óleo na pista e foi ultrapassado por Guerra.
"Na corrida de sábado, fiquei em segundo e tinha um carro muito bom na chuva. Hoje, larguei em quinto, pulei para primeiro logo nas primeiras voltas e também tinha um ritmo muito bom, abrindo dois ou três décimos do segundo colocado em cada volta. Foi assim até o meio da corrida quando teve a quebra do carro de um piloto, que jogou óleo na pista toda. Isso mudou completamente a pilotagem e, como eu estava na frente, não tinha referência, só sentia o carro deslizando de todos os lados", explicou Baptista que faz sua primeira temporada com monopostos.
"Mas foi bom. O Renan conseguiu me passar no final e peguei um pouco da referência dele e me mantive ali perto. Faltou mais experiência, porque eu nunca tinha andado na pista com óleo, mas vamos pra próxima", continuou o piloto do carro #21.
Apesar da grande vantagem na liderança da Light, o piloto ainda sabe que é cedo para falar em título. "Está muito cedo ainda. Estamos conseguindo 100% de aproveitamento, tenho conseguido poles, ganhei todas as corridas da Light e tenho andado entre os carros da principal, o que é importante pra mim. Então, o foco é manter esse ritmo bom até o final e assim o título virá", finalizou o piloto que conta com o trabalho do piloto Dennis Dirani como coach.
A 5ª etapa da F-3 Brasil acontecerá no dia 27 de julho, em Curitiba (PR). Na temporada 2014, Vitor conta com o patrocínio das marcas Guaraná Coroa, Palate, Da Barra e Paladar.